A Turismo Centro de Portugal apresentou hoje, na Aldeia Histórica de Marialva, o guia “Aldeias com História – Centro de Portugal”, uma edição especial do Boa Cama Boa Mesa, que será distribuída a nível nacional no dia 28 de novembro com o jornal Expresso.
O lançamento juntou várias dezenas de autarcas, parceiros institucionais e operadores turísticos, numa sessão realizada na unidade turística Casas do Côro.
O guia “Aldeias com História – Centro de Portugal” resulta de um trabalho colaborativo entre a Turismo Centro de Portugal, os guias “Boa Cama Boa Mesa”, os municípios envolvidos e três PROVERE (Programas de Valorização Económica de Recursos Endógenos): Aldeias Históricas de Portugal, Aldeias de Montanha e Aldeias do Xisto.
Nas suas 36 páginas, o guia dá a conhecer 24 aldeias representativas da região. Em cada uma delas, é explicado o seu contexto histórico e geográfico e são sugeridas visitas a não perder. Testemunhos de habitantes, bem como curiosidades e elementos de identidade, são outros dos destaques, num equilíbrio entre reportagem, narrativa humana e informação turística.

Durante a apresentação, intervieram César Figueiredo, presidente da Câmara de Mêda, Miguel Pacheco, diretor de Negócios do Expresso, Rui Ventura, presidente da Turismo Centro de Portugal, e ainda Paulo Romão, proprietário das Casas do Côro. O evento incluiu ainda um momento de convívio regional, com produtos locais.
O guia “Aldeias com História – Centro de Portugal” apresenta oito Aldeias do Xisto, oito Aldeias de Montanha e oito Aldeias Históricas de Portugal. A saber: Castelo Mendo, Castelo Novo, Idanha-A-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Piódão, Sortelha e Trancoso (Aldeias Históricas de Portugal); Alcaide, Algodres, Alvoco das Várzeas, Cortes do Meio, Folgosinho, Loriga, Manteigas e Videmonte (Aldeias de Montanha); Aigra Nova, Aldeia das Dez, Benfeita, Casal de São Simão, Fajão, Figueira, Janeiro de Cima e Sobral de São Miguel (Aldeias do Xisto).
Com esta iniciativa, a Turismo Centro de Portugal reforça a aposta estratégica na promoção dos territórios de baixa densidade, promovendo o seu desenvolvimento económico e cultural e contribuindo para um turismo mais equilibrado, sustentável e distribuído por toda a região.
Rui Ventura, presidente da Turismo Centro de Portugal afirmou que as aldeias do Centro de Portugal são “ativos maiores da identidade e da diferenciação do nosso território. Neste guia procuramos mostrar exatamente isso: aldeias que preservam a memória, mas que também se reinventam com criatividade, sustentabilidade e uma profunda ligação às suas comunidades”.
Acrescentando que o que “hoje apresentamos são 24 exemplos de um Centro de Portugal humano e autêntico. São territórios que inspiram, destinos de referência para quem procura descobrir Portugal de forma consciente e sustentável”.
“A concretização deste projeto demonstra o que podemos alcançar quando autarquias, entidades regionais e parceiros privados trabalham com objetivos comuns. O Centro de Portugal continuará a afirmar-se como uma região onde a cooperação gera resultados e onde cada investimento, por pequeno que pareça, contribui para um país mais coeso, mais competitivo e mais preparado para o futuro”, frisa.

Já César Figueiredo, presidente da Câmara de Mêda afirnou que “Marialva é onde o Douro encontra as Beiras. É uma terra de encontros, de fronteiras e de história. Hoje, esse encontro faz-se também na valorização das nossas aldeias com história. Enquanto autarcas, cabe-nos defender e projetar este património. Não temos um discurso miserabilista: este território existe, tem valor e merece ser afirmado. Se no passado aqui se travavam guerras, hoje enfrentamos a batalha de valorizar as nossas terras, as nossas gentes e os nossos produtos”.
Adiantando que a “rede das Aldeias Históricas é um instrumento fundamental para acrescentar valor, criar riqueza e reforçar a nossa identidade. Voltem sempre, porque aqui encontrarão a essência das nossas terras e das nossas gentes”.





































































