CentroTV

Turismo do Centro repudia declarações da Agência Turística do Alentejo

D.R. Aldeias Históricas de Portugal

O presidente da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal, Pedro Machado, lamenta profundamente as declarações atribuídas ao diretor executivo da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, António Lacerda, ao jornal britânico The Guardian.

Em declarações ao jornal, António Lacerda terá “sugerido que a aldeia de Monsanto foi atingida pelo incêndio na serra da Estrela e que por isso os turistas teriam como alternativa de visita outros destinos semelhantes no Alentejo”.

Pedro Machado lamenta que esta notícia “tenha tido uma fonte portuguesa” e frisa que contactou, de imediato, o seu homólogo da Agência Regional de Turismo do Alentejo “apresentando a sua veemente estupefação perante uma intromissão gratuita e reveladora de uma falta de grandeza que dispensa qualquer comentário adicional”.

Em torno desta polémica está a estreia da série “House of the Dragon”, a prequela de “Guerra dos Tronos”, que fez com que o jornal britânico realiza-se um trabalho sobre as zonas em que esta produção foi filmada, entre as quais a aldeia de Monsanto.

A Centro de Portugal Film Commission, responsável pela promoção da região como destino de filmagens, também manifestou o repúdio pelas declarações de António Lacerda, afirmando que contrariam “um princípio fundamental, que é o da solidariedade”.

Criticando o jornal por num trabalho em que a aldeia de Monsanto é visada ter ouvido um responsável de outra região, quando tinha à sua disposição “outras fontes conhecedoras da região como o Município de Idanha-a-Nova, a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, a Turismo Centro de Portugal, a Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal, a Associação das Aldeias Históricas de Portugal e a própria Centro de Portugal Film Commission”.