CentroTV

Turismo Náutico em Águas de Interior passou pelos territórios de Penamacor, Sabugal e Guarda

O evento, organizado no âmbito do projeto de cooperação Transnacional LEADER “TNAI – Turismo Náutico em Águas de Interior” e que inclui 11 Grupos de Ação Local (9 Portugueses e 2 espanhóis), entre os quais a ADRACES e a PRÓ-RAIA, responsáveis pelas atividades desta iniciativa, passou pelos territórios de Penamacor, Sabugal e Guarda.

No decorrer dos três dias, (de 10 a 12 de outubro), o “Turismo Náutico em Águas de Interior” foi o mote que juntou técnicos territoriais ligados à atividade turística, oradores e participantes numa conferência sob o tema: “Alterações Climáticas: Repercussões ambientais e gestão da água dos Lagos e Barragens para a Atividade Turística” que contou com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Penamacor e vice-Presidente da ADRACES que salientou as principais oportunidades de turismo e ainda a importância da Carta Europeia de Turismo Sustentável da Malcata.

Para o presidente do Município de Penamacor o projeto ali apresentado tem muito potencial. “Há muitas pessoas a regressar ao Interior do país, algumas delas sem raízes nenhumas no território, que estão a aproveitar e a potenciar estas novas oportunidades. Penso que há uma grande oportunidade para muitas áreas e as autarquias também têm um papel importante. É um grande trabalho da vossa parte e com grande potencial, que pode ser uma mais valia para estes territórios”.

António José correia, Coordenador do Fórum Oceano – Estações Náuticas levou ao fórum o tema das “Estações Náuticas”, na medida em que acrescentam valor aos territórios.

O meteorologista Manuel Costa Alves alertou em Penamacor para as causas e consequências do aquecimento global, as alterações climáticas e, consequentemente, a gestão das águas de Lagos e Barragens.

Coube ao presidente da Câmara de Penamacor e vice-Presidente da ADRACES, António Luís Beites e ao Líder do Projeto, Jorge Rodrigues, da Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte (ADIRN), realizarem a sessão de encerramento da conferência que prendeu a atenção dos participantes na manhã do dia 11 de outubro.

Já durante a tarde, foi realizada uma visita à Barragem e Zona Balnear do Meimão com atividades e lanche de produtos regionais, tendo o apoio do Município de Penamacor. Já no Sabugal, território de intervenção da Associação de Desenvolvimento Integrado da Raia Centro Norte – PRÓ-RAIA, foi realizada uma reunião da parceria – TNAI onde foram apresentadas ideias, linhas orientadoras e compromissos para uma estratégia de futuro.

O encontro do dia 12 de outubro esteve a cargo da PRÓ-RAIA com uma visita à Barragem do Sabugal e ao Centro Interpretativo do Lince em Malcata, uma visita à Trutalcôa, com atividade de pesca lúdica e no período da tarde teve lugar uma prova de canoagem de desporto escolar na Barragem do Caldeirão, organizada pelo Município da Guarda e Agrupamento de Escolas Afonso Albuquerque – Clube Náutico.