A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra anuncia a integração de 224 novos médicos internos em 2025. Este número histórico representa o maior registo de médicos internos admitidos para formação especializada, pelo menos, na última década.
Dos médicos internos admitidos 126 iniciarão a formação especializada, refletindo a excelência e a diversidade formativa da instituição e 98 iniciarão a formação geral, uma etapa essencial para o início da carreira médica.
Este ano destaca-se ainda pelo reconhecimento das especialidades da ULS de Coimbra, com três áreas escolhidas como primeira opção pelos candidatos: Anestesiologia, Anatomia Patológica e Urologia, representando uma evolução significativa face ao ano anterior, em que apenas uma especialidade foi a primeira escolha.
Para 2025, a ULS de Coimbra disponibilizará 41 programas de internato distintos, ampliando as oportunidades de especialização e contribuindo para o fortalecimento do Serviço Nacional de Saúde (SNS). “A atração e retenção de médicos exige um trabalho conjunto intenso com os vários serviços de ação médica e coordenadores de internato, autarquias (no caso da medicina geral e familiar) e a Universidade de Coimbra. A montante é decisivo melhorar a atratividade do Mestrado Integrado em Medicina e a melhoria das condições de ensino” sublinha o presidente do Conselho de Administração da ULS de Coimbra e do Conselho Diretivo do Centro Académico e Clínico ULS de Coimbra-Universidade de Coimbra, Alexandre Lourenço. Neste âmbito, a ULS de Coimbra está a implementar um plano de melhoria das condições de ensino, em estreita colaboração com os estudantes de Medicina e a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC).
“O Internato Médico da ULS de Coimbra continuará a assumir o seu empenho na qualidade da formação dos médicos internos, pugnando pelas novas tecnologias sem esquecer a importância do fator humanização na relação médico-doente”, garante Luís Trindade, Diretor do Internato Médico da ULS de Coimbra.