CentroTV

Últimos espetáculos de “Sonho de uma noite de verão”

“Sonho de uma noite de verão” aproxima-se do fim, mas não antes da conversa “O mundo às avessas”.

O espetáculo que começou há uma semana atrás e que até agora encheu todas as apresentações na Oficina Municipal do Teatro começa fora do palco. Com a Tabacaria cheia, os finalistas de Teatro e Educação propõem um desafio ao público: que acedam à Internet e que assinalem no mapa afixado na parede a primeira notícia que considerem relevante. A atividade pré-espetáculo é uma provocação e um convite à reflexão sobre a fugacidade dos “temas do dia” – “Quando as coisas desaparecem das redes sociais, desaparecem também da nossa vida?”
O mapa volta a ter protagonismo dentro da Sala Grande, desta vez nas mãos de Teseu e Hipólita, os governantes desta Atenas surda à dor dos que não se podem defender e onde as consequências da guerra são rapidamente esquecidas e ignoradas. A conversa desta quinta faz a ligação entre alguns dos temas abordados no espetáculo, partindo dos conflitos que um pouco por todo o mundo se traduzem em medo, insegurança no futuro e na falta de confiança naqueles que nos lideram.
A moderar a conversa estará Alexandre Sousa Carvalho, professor assistente convidado do curso de Relações Internacionais da FEUC e investigador associado do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL e do Centro de Estudos Sociais da UC. Para além do trabalho académico, destaca-se também a participação em alguns grupos musicais e a colaboração em várias peças de teatro.
A convite do moderador estará presente na conversa José Manuel Pureza. O deputado pelo Bloco de Esquerda à Assembleia da República tem desenvolvido pesquisa em torno dos Estudos para a Paz, dos direitos humanos e do direito internacional, a par com a carreira de docência na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e em várias universidades estrangeiras.
Com o espetáculo quase a terminar, já não sobram muitos lugares nas folhas de reserva. A última apresentação acontece já este sábado, com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.