CentroTV

Um percurso que liga as duas margens pela valorização da água

No Dia Europeu dos Jardins Históricos, que se assinala hoje, a empresa municipal Águas de Coimbra, a Universidade de Coimbra, a Direção Regional de Cultura do Centro e a Fundação Inês de Castro apresentaram o projeto “Percurso Pela Água”, no Jardim Botânico.

A iniciativa resulta de uma “parceria entre várias entidades: Universidade de Coimbra (Jardim Botânico e MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente), Empresa Municipal Águas de Coimbra (Museu da Água – antiga Estação Elevatória do Parque Dr. Manuel Braga), Direção Regional de Cultura do Centro (Mosteiro de Santa Clara-a-Velha) e Fundação Inês de Castro (jardins da Quinta das Lágrimas)”, adianta a Águas de Coimbra em nota.

“Pretende-se que este roteiro promova a descoberta e interpretação da biodiversidade de diferentes pontos da cidade – desde o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra até ao Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e aos Jardins da Quinta das Lágrimas, passando pelo Parque Dr. Manuel Braga, o Museu da Água e o rio Mondego -, sendo que a Água é o elemento primordial neste percurso”, sublinha.

Esta rota temática é “livre e aberta a toda a comunidade, que poderá aceder ao mapa e a textos de suporte nos sites das entidades envolvidas. No entanto, já no próximo dia 30 de abril, sábado, pelas 16h00, será realizado um percurso guiado e interpretado”. A participação é gratuita, mas obriga a uma inscrição prévia (até dia 29 de abril), através do endereço eletrónico ma@aguasdecoimbra.pt