A União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades (UFESPF) está empenhada em proteger a sua população e o meio ambiente.
Em parceria com o Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento 1199 – Santa Apolónia (CNE), a UFESPF celebrou um “protocolo de colocação de mais de 500 Armadilhas para Vespas Velutinas, com um objetivo claro: combater a invasão das vespas asiáticas (Vespa velutina) em toda a área da freguesia e, assim, contribuir para a proteção do meio ambiente e da qualidade de vida de quem vive e trabalha na região”, adianta a União de Freguesias em nota.
A Vespa velutina, uma “espécie invasora que tem causado preocupações em toda a Europa desde a sua introdução acidental há cerca de uma década e meia, é agora alvo de uma ação decisiva da UFESPF. Em estreita colaboração com a UFESPF, o Agrupamento 1199 não apenas irá construir e instalar armadilhas de vespas velutinas em vários locais públicos da freguesia, mas também construirá e disponibilizará, a toda a população, mais de 500 dessas armadilhas gratuitamente sendo que a UFESFP assume todos as despesas em materiais para a construção das armadilhas”.
Estas armadilhas, “dotadas de uma solução atrativa com feromona sexual, são projetadas para capturar especificamente as vespas reprodutoras, preservando outros insetos e reduzindo ao mínimo o risco para a comunidade. Esta iniciativa representa um passo significativo na proteção do meio ambiente local e na mitigação dos perigos associados à presença de ninhos de vespas asiáticas”, informa ainda a autarquia.
“Quem desejar obter uma destas armadilhas sem custos, basta entrar em contato com os serviços da União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, que estará disponível para atender às suas necessidades”, diz a concluir.