Já são conhecidos os eventos ou atividades que vão ser apoiados pela Universidade de Coimbra no âmbito da iniciativa “Promoção da Cultura Científica 2022”. As dez ações, que vão decorrer até maio de 2023, destacam-se pela originalidade e pelo cariz interdisciplinar, pondo em diálogo as áreas de saber dos centros de investigação da UC e transmitindo o seu conhecimento à sociedade civil.
Lançada no seguimento da reformulação da Semana Cultural da Universidade de Coimbra, promovida em 2019 – com a criação do ciclo de teatro e artes performativas Mimesis e do ciclo de música Orphika e a reorganização dos eventos de promoção da cultura científica, sob a alçada do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (IIIUC) –, a iniciativa “Promoção da Cultura Científica” tem em 2022 a sua terceira edição, apoiando – com um financiamento de até 750 euros por ação – dez eventos e atividades levadas a cabo pelos investigadores dos diversos centros de investigação e faculdades da UC.
“Um dos objetivos desta iniciativa é levar a ciência que se desenvolve na Universidade até às pessoas fora da academia. A adesão crescente do público tem mostrado o interesse da sociedade em temas científicos das mais variadas áreas do conhecimento. Também os centros de investigação da Universidade têm respondido com atividades cada vez mais variadas, interdisciplinares e inovadoras, o que nos faz querer continuar a desafiar quem faz ciência a mostrá-la à sociedade”, afirma a Vice-Reitora da UC para a Investigação e o 3.º Ciclo, Cláudia Cavadas.
“Esta terceira edição de eventos direcionados para a Promoção da Cultura Científica mostra, de forma inequívoca, que há uma maturação crescente desta área de atuação, que por sua vez espelha uma abertura cada vez maior à permeabilidade entre saberes, com reflexos diretos sobre a forma de conceber o processo de investigação, em todas as fases do seu desenvolvimento”, aponta o Vice-Reitor da UC para a Cultura e a Ciência Aberta, Delfim Leão.