CentroTV

Universidade de Coimbra lança “Dias da Empregabilidade”

A Universidade de Coimbra (UC) promove entre 22 de novembro e 3 de dezembro os “Dias da Empregabilidade”, um evento focado nas saídas profissionais e na preparação do futuro da comunidade estudantil da instituição. 

O programa – destinado a todos os estudantes da academia e alumni – inclui workshops, palestras motivacionais, job talks e espaços de networking com entidades empregadoras, tendo como um dos momentos marcantes uma emissão especial do programa Prova Oral, com Fernando Alvim, no Teatro Académico de Gil Vicente (dia 29, às 21h30).

Os “Dias da Empregabilidade”, organizados com o apoio do Santander Universidades, pretendem promover a reflexão, ora de forma descontraída, ora mais aprofundada, sobre saídas profissionais. “Pensámos os ‘Dias da Empregabilidade’ como uma oportunidade para clarificarmos as saídas profissionais em algumas áreas, mas também para promovermos ações que possibilitem aos nossos estudantes a aquisição de novas competências, o conhecimento de novas áreas de trabalho e a desmontagem de expectativas sobre a construção de percursos lineares de emprego à saída da universidade. A empregabilidade tem cada vez mais de ser entendida como uma construção (des)contínua, desde que o estudante entra na universidade e ao longo da vida. A universidade tem um papel essencial na construção de futuros possíveis e desejáveis”, explica a Vice-Reitora da UC para os Assuntos Académicos e Atratividade de estudantes pré-graduados, Cristina Albuquerque.

O evento engloba workshops com entidades recrutadoras (disponíveis para partilhar experiências e apresentarem dicas úteis para os processos de recrutamento); job talks com antigos alunos da UC (que vão partilhar as suas experiências e estratégias de construção de carreiras de sucesso); espaços de networking com entidades empregadoras (que pretendem conhecer potenciais futuros candidatos); debates sobre temas específicos na área do recrutamento e/ou empregabilidade (como o recrutamento inclusivo); e palestras motivacionais. “Estão previstas diversas iniciativas de acompanhamento aos estudantes, não apenas em domínios mais previsíveis quando se aborda a temática da empregabilidade, como a preparação do curriculum vitae ou entrevistas profissionais, mas também workshops e sessões de debate sobre temas fundamentais para se pensar o papel da universidade na promoção do emprego e na vontade de aprender a aprender ao longo da vida” , nota Cristina Albuquerque.

Embora tenham ações programadas a partir de segunda-feira, dia 22, os “Dias da Empregabilidade” da Universidade de Coimbra abrem oficialmente na quarta-feira, dia 24.A a sessão institucional de apresentação do evento acontece a partir das 14h30, no Auditório da Reitoria, com as intervenções do Reitor da UC, Amílcar Falcão, da Vice-Reitora Cristina Albuquerque, da Diretora de Mecenato e Impacto Social do Santander, Cristina Dias Neves, e de um representante da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra.

Nesse mesmo dia, a partir das 16h15, também no Auditório da Reitoria, decorre a palestra motivacional “58862”, com o médico e humorista Carlos Vidal.

Segunda-feira, dia 29, realiza-se a edição especial do programa Prova Oral, de Fernando Alvim. Este episódio ao vivo, intitulado “A UC vai à (Prova) Oral”, junta as histórias de seis antigos estudantes da Universidade de Coimbra com percursos disruptivos, um Reitor, um músico, um físico, um ex-futebolista, uma eurodeputada e uma doutorada a trabalhar nas Forças Armadas.

Os “Dias da Empregabilidade” da Universidade de Coimbra encerram a 3 de dezembro com a mesa-redonda “À conversa… sobre Recrutamento e Inclusividade”, particularmente dirigida a estudantes com necessidades específicas. A iniciativa, com a participação de representantes do Instituto do Emprego e Formação Profissional, da Critical Software, do El Corte Inglés, da Randstad e do Santander, sob moderação da Vice-Reitora Cristina Albuquerque, ocorre a partir das 15h00 na Sala de São Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.