CentroTV

Universidade de Harvard e Município de Arganil apresentam projeto sobre incêndios florestais

Ao lançamento do livro da autoria de Sílvia Benedito, docente da Universidade de Harvard (EUA),  segue-se a inauguração da exposição com o mesmo nome, que ficará patente naquele edifício municipal até ao dia 31 de outubro, anuncia hoje a autarquia arganilense.

“Os trabalhos apresentados, desenvolvidos no Departamento de Arquitetura Paisagista na Universidade Harvard, com a colaboração do Município de Arganil, refletem uma variedade de cenários interdisciplinares e metodologias de trabalho focados no desenho da paisagem do concelho de Arganil e da região”, refere.

O programa completo deste evento “inclui ainda uma visita guiada ao capril dos Baldios de Cepos e Casal Novo, bem como a algumas áreas que estão a ser geridas no âmbito do Projeto Floresta da Serra do Açor. Durante a tarde serão apresentados diferentes projetos de intervenção na paisagem  e serão debatidas as dificuldades e oportunidades que permitirão alavancar estas e outras intervenções no futuro. Esta sessão será presidida pela Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira”.

Esta parceria estabelecida entre a autarquia e a Universidade Harvard “remonta a 2018 e tem como objetivo desenvolver um conjunto de estratégias de desenvolvimento de uma paisagem mais resiliência, eficiente e sustentável no território de Arganil e nas várias aldeias afetadas pelos incêndios de 2017”.

“Tendo presente que não existem soluções simples para problemas complexos no que diz respeito à gestão da paisagem e ordenamento do território”, a autarquia revela que “tem vindo a reforçar a colaboração com instituições de ensino superior e centros de investigação, quer ao nível da participação em projetos de I&D, quer ao nível da transferência de conhecimento”.