CentroTV

Universidade Sénior da Curia inicia ano letico

O novo ano letivo 2020/2021 da Universidade Sénior da Curia (USC) arrancou de forma presencial, ontem, nas instalações do Curia Tecnoparque, em Tamengos, com cerca de 60 alunos inscritos e uma vasta oferta curricular.

A cerimónia de abertura decorreu, no passado dia 1, no Cineteatro Anadia, com a presença de alunos e docentes, tendo a mesma sido presidida pela presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, acompanhada pelos vereadores Jennifer Pereira e Ricardo Manão.

Maria Teresa Cardoso referiu que, “para além da partilha de afetos, é também a partilha de conhecimentos e de contínuo aprender”.

A autarca adiantou que o Município de Anadia preparou este regresso da Universidade Sénior de forma presencial, em articulação com a Autoridade de Saúde local, tendo sido “criadas todas as condições e implementadas as medidas necessárias para que esteja garantida a segurança de alunos e docentes”.

O coordenador da USC, Alexandre Osório, também dirigiu algumas palavras aos presentes sobre o programa curricular, dando a conhecer os docentes que vão lecionar as várias disciplinas e oficinas, tendo considerado que “é muito importante este regresso para transmitir confiança, porque a vida continua”.

A vereadora Jennifer Pereira encerrou a sessão, deixando algumas palavras de agradecimento dizendo que “é com regozijo que estamos aqui hoje reunidos, após um longo período separados”.

Salientou que as regras vão ser um pouco diferentes, tendo em conta os constrangimentos do Covid-19. Mostra-se confiante neste regresso e que o ano letivo “vai correr bem” e que “serão observadas” todas as regras de segurança para evitar a propagação da pandemia, nomeadamente o uso de máscara, distanciamento físico e higienização das mãos. Frisou ainda que os espaços de sala de aula também sofreram algumas alterações em articulação com a Autoridade de Saúde local.

Uma das novidades apresentadas para este ano é que todos os alunos e professores, terão um cartão de acesso, evitando assim a assinatura presencial a cada uma das disciplinas. Tudo para evitar contactos e partilhas de objetos. O Município de Anadia entregou ainda a todos os alunos um kit com máscaras reutilizáveis.