CentroTV

Utentes da Transdev de Penacova protestam em Coimbra por reposição de carreiras

Utentes das carreiras da Transdev, do concelho de Penacova, vão manifestar-se terça-feira, 16 de junho, em Coimbra, pelas 9h00, como forma de protesto pela falta de transportes para a sede de distrito.

Em comunicado os utentes daquele concelho adiantam que “apesar do desconfinamento e de muitos trabalhadores quererem regressar ao trabalho, a TRANSDEV continua com quase todas as carreiras suspensas, e esteja a vender passes para carreiras que não foram repostas.”

Acrescentando que “as carreiras que a empresa anuncia como estando em funcionamento não se realizam todas, deixando as pessoas numa incerteza permanente e de não permitem a quem vá trabalhar, poder cumprir o horário de trabalho”.

Mesmo as carreiras que a empresa anuncia como “estando em funcionamento, não se realizam todas, deixando as pessoas numa incerteza permanente e não permitem a quem vá trabalhar que possa cumprir o horário de trabalho de 8 horas. Também as freguesias do alto concelho de Penacova continuam completamente desprotegidas”.

As carreiras que serviam Lorvão, sede de freguesia foram “todas suspensas e assim se mantêm, apesar de terem vendido os passes para a carreira da beira-rio, obrigando as pessoas a irem a pé ou à boleia para a Rebordosa”.

Os utentes desta carreira promoveram um abaixo-assinado, “com inúmeras assinaturas, que dirigiram à Câmara Municipal, Junta de Freguesia, TRANSDEV e CIM-Região de Coimbra, onde exigiam a reposição da carreira, mas até hoje continuam sem resposta”.

Adiantando ainda que “quem precisar de ir trabalhar meio dia, ir ao médico ou fazer exames, tem que ficar o dia todo em Coimbra, mesmo doente, e depois fazer uma parte do percurso a pé ou ir à boleia para casa”.