O Grupo Greenvolt vai inaugurar a Central Solar Fotovoltaica de Tábua, em São João da Boa Vista, amanhã, dia 10 de outubro, pelas 14h30.
A Central Solar Fotovoltaica de Tábua, projeto desenvolvido pelo Grupo Greenvolt, é “hoje uma importante aliada na transição e independência energética de Portugal e contribui ativamente para o cumprimento das metas climáticas assumidas pelo país no contexto europeu”, adianta em nota a empresa.
“É também um polo dinamizador da economia regional, capaz de criar oportunidades para o seu desenvolvimento económico e social, em especial para Tábua e para os tabuenses”, sublinha.
A inauguração da Central Solar Fotovoltaica de Tábua contará com a intervenção de João Manso Neto, CEO do Grupo Greenvolt, mas também de Carlos Coelho, Executive Diretor do Grupo Greenvolt e de Ricardo Cruz, presidente da Câmara de Tábua.
No final da cerimónia, João Andrade, Technical director do Grupo Greenvolt, conduzirá os presentes numa visita guiada pela Central que será acompanhada por alunos e professores da Escola Secundária de Tábua.
.Este que é o primeiro projeto solar de grandes dimensões da Greenvolt em Portugal representou um investimento de cerca de 40 milhões de euros.
A Central, composta por cerca de 90 mil painéis solares, ocupa uma área de aproximadamente 90 hectares. Tem uma capacidade instalada de 48 MWp que lhe permite gerar anualmente até 60 GWh de energia renovável, obtida a partir da irradiação solar.
A energia verde gerada pelos painéis solares fotovoltaicos de silício policristalino está a ser injetada na rede elétrica nacional através de uma linha de distribuição a uma tensão de 60 kV ligada à subestação de Tábua, podendo abastecer cerca de 60 mil famílias.
“Com a entrada em funcionamento da Central Solar de Tábua, estamos a levar às famílias e empresas todos os benefícios das energias renováveis, mas também damos o nosso contributo para o esforço de descarbonização do País“, refere João Manso Neto, CEO do Grupo Greenvolt. Estes 60 GWh evitarão a emissão de aproximadamente 13.200 toneladas de CO2/ano.