CentroTV

Vai ser lançada a empreitada para conclusão da passagem do MetroBus na Baixa de Coimbra

O concurso público da empreitada de conclusão da Via Central para a passagem do canal do MetroBus na Baixa de Coimbra vai ser lançada na quinta-feira, dia 20 de fevereiro, depois de autorizada pelo Governo, numa cerimónia que vai contar com as presenças do presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado, do secretário de Estado das Infraestruturas e Habitação, Jorge Delgado, e do presidente do Conselho de Administração da Metro Mondego (MM), João Marrana.

“A sessão realiza-se às 15h00 na Via Central, junto à rua Direita, no troço já requalificado pela autarquia numa empreitada lançada em agosto de 2017, que representou um investimento de 620 mil euros, e garantiu a execução da maior parte desta via – 223 metros, num total de 255. Agora restam os últimos 30 metros que são da responsabilidade do Governo”, refere em nota de imprensa a autarquia coimbrã.

“Além do aumento da mobilidade no centro da cidade, a abertura da Via Central visa a eliminação de uma área de degradação urbana, contribuindo para a melhoria e requalificação de um espaço vasto, integrado na zona de proteção do bem classificado pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade”, frisa.

A Via Central “é um passo crucial para a recuperação do centro histórico de Coimbra e para a reconciliação da cidade com o seu núcleo urbano original”, salientou Manuel Machado, no lançamento do primeiro troço da empreitada, em agosto de 2017.