CentroTV

Vão ser inaugurados investimentos na Aldeia Histórica do Piódão

Piódão

O investimento concretizado no Piódão, a única Aldeia Histórica de Portugal do distrito de Coimbra, totaliza um montante de 930.030,41 euros, com a comparticipação do Turismo de Portugal, no âmbito do Programa Valorizar – Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior é de 400.000,00 euros.

“Na que respeita à requalificação do Largo Cónego Manuel Fernandes Nogueira, sala de visitas desta aldeia do concelho de Arganil, o objetivo fulcral foi o de tornar a aldeia mais inclusiva e acessível, potenciando a sua visitação e fruição por todos os cidadãos, independentemente da sua condição”, refere hoje em nota a autarquia.

No próximo dia 22 de novembro, a Aldeia Histórica do Piódão, recebe a visita da secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, para a inauguração da requalificação do Largo Cónego Manuel Fernandes Nogueira e de a reabilitação do edifício do Posto de Turismo.

Os trabalhos concretizados visaram “colmatar o estado degradado em que o mesmo se encontrava, nomeadamente ao nível do pavimento, torná-lo um espaço mais ordenado, qualificado e seguro e que possa constituir-se como um ponto de entrada e de reunião confortável, de onde seja possível desfrutar do alçado da Aldeia. Antes da intervenção, o espaço era ocupado por esplanadas e postos de venda informais, não dispondo de mobiliário urbano que permitisse o seu usufruto por parte de residentes e visitantes, e encontrava-se sempre ocupado por viaturas”.

Através do projeto definido para a intervenção, foi “possível redesenhar o espaço público, com o intuito de dar unidade ao espaço urbano; aperfeiçoar a acessibilidade para todos os seus utilizadores e visitantes, com a eliminação de barreiras arquitetónicas e a construção de um pavimento regular e confortável, que permite um acesso universal ao Largo, ao Posto de Turismo, Núcleo Museológico e à Igreja Matriz”, realça o município.

Acrescentando que “foi possível gerar uma organização unitária que condiciona os usos informais do espaço público, criando uma série de normas e uma seleção de mobiliário para as esplanadas e outros pontos de venda. Limitar a entrada do trânsito, para facilitar a circulação pedonal e de contemplação da Aldeia, desimpedida de viaturas, foi outras das “conquistas” alcançadas com esta intervenção”.

“No que concerne à reabilitação do Posto de Turismo do Piódão, principal espaço de acolhimento e informação dos inúmeros visitantes, teve como objetivo gerar uma nova organização no seu interior. Foi criada uma delimitação eficiente entre as três funções que o mesmo congrega, sem prejuízo de uma utilização acessível e fluente das mesmas. Permite não só obter informação como conhecer os produtos endógenos, num espaço dedicado à promoção dos mesmos, que é, no fundo, uma montra daquilo que de melhor e mais típico se faz no concelho”, diz.

No mesmo edifício, o Núcleo Museológico do Piódão foi alvo de reformulação, tendo em vista o “incremente da atratividade da própria exposição permanente patente no Núcleo Museológico, torando-a mais apelativa, interativa e acessível. A intervenção visou a
conceção, produção e instalação do Núcleo Museológico do Piódão, incluindo museologia e museografia; design, produção e instalação de cenografia e sinalética interior; mobiliário expositivo; hardware e software multimédia; materiais de comunicação; conteúdos bilingues e soluções museológicas acessíveis”.