CentroTV

Vasco Castro expõe no Museu Abel Manta

No âmbito das comemorações do Centenário de Nascimento de Vergílio Ferreira, Vasco Castro, um cartoonista português de referência, expõe toda a sua obra de desenho satírico em acrílicos e cartons no Museu Municipal Abel Manta.

Uma exposição intitulada “Desenho satírico e pintura ou riso e inquietude” que estará patente de 19 de novembro a 31 de dezembro. Vasco de Castro, ou apenas Vasco, nasceu em Vila Real de Trás-os-Montes, em 1935.

O escritor, cartoonista, pintor, viveu o exílio em Paris, entre 1961 e 1974, tendo colaborado com a imprensa francesa como desenhador satírico, onde adquiriu a sua maturidade plástica. Tem obra publicada no Le Monde, Le Figaro e em outros títulos de grande circulação em França.

De regresso a Portugal depois do 25 de abril de 1974, fixa-se em Lisboa e mantém a colaboração com a imprensa portuguesa, nomeadamente através da criação de cartoons, que ao impor o seu traço agressivo fica conhecido como o artista com um dos traços mais ousados da caricatura contemporânea.

Amigo de Vergílio Ferreira, em Fontanelas, tinham em comum o gosto pela Arte, nomeadamente de Francis Bacon, servindo de inspiração ao escritor para a criação do personagem “ Na Tua Face”.

Organização: Comissão do Centenário de Nascimento de Vergilio Ferreria, Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta e Município de Gouveia.