CentroTV

Verbos dos Arguinos em terceiro lugar na final regional das 7 Maravilhas da Cultura Popular

Os Verbos dos Arguinas, dialeto dos pedreiros do concelho de Oliveira do Hospital, alcançou o terceiro lugar na final do distrito de Coimbra das 7 Maravilhas da Cultura Popular.

Esteve quase até ao final no segundo lugar, apenas atrás da Canção de Coimbra, o grande favorito, e só na parte final do programa da RTP é que foi ultrapassado por outro grande favorito, a Procissão da Rainha Santa, também da cidade de Coimbra.

Os Verbos ficaram à frente da Tecelagem de Almalaguês, Arte em Pedra de Ançã, Colheres de Pau de Arganil e Corrida do Entrudo das Aldeias de Xisto de Góis.

“É uma grande vitória para a tradição popular oliveirense, sinto um grande orgulho pelo resultado alcançado”, frisa a vereadora do pelouro da Cultura da Câmara de Oliveira do Hospital.

“Afinal, comparando com os dois lugares vencedores o Verbo dos Arguinas concorreu ao lado de duas referências de grande peso da tradição popular de Coimbra”, salienta ainda Graça Silva.

“Certamente que este resultado se deve à união do povo oiliveirense. Parabéns e obrigada por mais um manifesto de grande garra, grande luta e amor manifestado nesta caminhada”, afirmou a concluir.