CentroTV

Vereadores do PS dizem que presidente da Câmara de Coimbra precisou de “sete partidos para eleger seis vereadores e derrotar um partido”

Os vereadores do PS criticam postura do presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, depois de afirmações proferidas pelo autarca na última reunião do executivo camarário.

“O senhor presidente da Câmara Municipal de Coimbra, na reunião de 27.06.22, acusou os vereadores do Partido Socialista, de ‘falta de seriedade política, que desonra o próprio PS’, criticando ‘ácida e verborreicamente’”:Ora, considerando tais afirmações graves e desprovidas de sentido”, adiantam os autarcas socialistas em comunicado.

Os vereadores do Partido Socialista afirmam em seguida que 2não reconhecem autoridade ao presidente da Câmara, neófito na política, para acusar quem tem longa experiência de serviço público e dedicação, e mais longa ainda no combate à ditadura fascista (que o senhor presidente ignorou), pela liberdade e pela democracia”.

Frisando em seguida que José Manuel Silva “não intimidará os vereadores do Partido Socialista, que continuarão a sua função de serviço às populações, agora na oposição democrática, sem receio de contraditório, e sem medo de qualquer ameaça, ofensa, ou ditame politiqueiro para impressionar incautos e a boa fé dos cidadãos”.

Os vereadores do Partido Socialista, “são pessoas sérias, com reconhecimento pessoal, profissional, político e de intervenção social”, realçam os autarcas.

“O senhor presidente, que sucessivamente ataca o Partido Socialista, um dos promotores da democracia em Portugal, atacando inclusive o Governo central, e utilizando epítetos como “roubar” fora da sede judicial decisória, não tem conhecimento político nem legitimidade para saber o que é honrar o Partido Socialista, a sua história de luta contra o regime de Salazar e Caetano, pelo 25 de Abril e pela construção da democracia, pela promoção da igualdade e pelos direitos humanos (e que é apanágio dos vereadores do Partido Socialista, entre outros)”, salientam.

José Manuel Silva, presidente da Câmara de Coimbra

Os vereadores socialista dizem depois que “têm reiteradamente afirmado e demonstrado a sua consideração e respeito pelos trabalhadores da Câmara Municipal de Coimbra e a sua qualidade de prestação de serviço, não se revendo nas constantes acusações falaciosas do senhor presidente, que pretenderá virar os trabalhadores contra os vereadores e o próprio Partido Socialista, na ânsia de atingir outro mandato, como se já tivesse sido eleito”.

Adiantando ainda “não compreendem o silêncio dos partidos que suportam a coligação que atualmente gere a Câmara Municipal, nomeadamente o PSD, com o seu contributo pela liberdade e democracia, aceitando uma política personalizada, de ataque a instituições e forças políticas, sem regra nem tempero. Admitamos que há silêncios tonitruantes”.

Acrescentando que “não exercem o seu mandato que a população de Coimbra lhes conferiu, com dignidade e elevação, não levando aviõezinhos para as sessões da Câmara Municipal, não usam o período de antes da ordem do dia para se armarem em DJs, não abandonam as reuniões apenas porque não concordam com decisões tomadas ou por birra”.

Os quatro vereadores “subscritores desta informação foram eleitos pelo Partido Socialista, enquanto o presidente da Câmara precisou de 7 partidos para eleger 6 vereadores e derrotar um partido”

Concluem: “Os munícipes de Coimbra querem obra que se traduza em qualidade de vida. O senhor presidente, ao invocar sistematicamente o passado e o exercício prolongado de funções de outros, não resolve os problemas dos cidadãos, cuja expectativa sairá assim gorada. O Partido Socialista continuará a defender os cidadãos”..