CentroTV

Vereadores do PS na Câmara de Viseu questionam maioria PSD sobre prostituição na cidade

Os vereadores do PS na Câmara de Viseu questionaram a maioria PSD sobre os casos de prostituição na cidade.

“À semelhança da comunidade viseense, os vereadores do PS estão preocupados com a prostituição e práticas de lenocínio que se vivem no Bairro da Quinta do Grilo. Este é um problema social e de segurança grave que, com menor ou maior atividade, se vem arrastando há anos sem qualquer resolução definitiva. Recentemente, foi de novo exposto em órgãos de comunicação social nacional”, revelam os vereadores socialistas em comunicado enviado à comunicação social.

Em seguida adianta qme “como deu provas em reunião, o presidente da Câmara tem vindo a ‘sacudir a água do capote’ sobre esta questão sensível, responsabilizando unicamente o Estado Central”.

Almeida Henriques, segundo os autarcas PS, “não respondeu também às questões levantadas pelo PS”.

No mesmo comunicado questionam ainda sobre o MUV – Mobilidade Urbana de Viseu.

“Para o PS, ‘no papel’ e naquilo que se anunciava o MUV teria tudo para ser um caso de sucesso enquanto serviço integrado de transportes públicos bem equipado, intermodal, prático, eficiente, tecnológico e amigo do ambiente. Porém, incompreensivelmente, continuam a verificar-se falhas graves que comprometem o sucesso do MUV”, frisam.

Acrescentando que “depois do descontentamento generalizado inicial, os reajustamentos de linhas, trajetos e horários não têm debelado muitas das falhas. Sistematicamente, continuam a ocorrer atrasos, alterações de horários sem aviso prévio e a não passagem de autocarros, defraudando os utentes. Diversas paragens foram suprimidas. Há semanas que os horários não estão expostos nas paragens. Existem muitas paragens movimentadas a necessitar de abrigo”.

Dizendo também que a “larga maioria dos abrigos existentes não foram renovados. Andam a circular diversos autocarros de idade avançada, repintados nas cores MUV, não oferecendo condições de conforto e acessibilidade e libertando emissões poluentes significativas. Para além da falta da dimensão tecnológica muito propagandeada, ainda não foram implementados a totalidade dos modos e valências do MUV, como o transporte a pedido que deveria servir as freguesias de baixa densidade do concelho”.

Os autarcas socialistas referem que na reunião do executivo camarário, o presidente 2salientou que o MUV e a sua implementação gradual são reconhecidamente um caso de sucesso. Brevemente, será mesmo o melhor sistema público de transportes urbanos da Europa”.