CentroTV

Vice-diretora do CEARTE integra direção do World Crafts Council Europe

O Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (CEARTE), com sede em Coimbra, que em Portugal tutela a formação profissional em artesanato e património, acabou de ser eleito para a direção do World Crafts Council Europe (WCC Europa).

“Numa eleição com cinco candidatos de 32 entidades, em representação de outros países europeus, Ana Cristina Mendes irá integrar o grupo restrito que compõe a direção da WCC Europa, em representação do CEARTE e do trabalho desenvolvido ao longo de mais de 30 anos  na qualificação e capacitação de artesãos, da transmissão dos saberes, da gestão do registo nacional do artesanato, da tramitação da carta de artesão e de Unidade Produtiva Artesanal (UPA), da Certificação das Produções Artesanais”, adianta hoje o Centro em nota de imprensa.

O World Crafts Council Europe é “uma das poucas entidades representantes do setor na Europa que, com os projetos em curso, poderá vir a ter uma maior projeção europeia e sobretudo trabalho visível e útil aos artesãos europeus e, por conseguinte, também de Portugal”.

“Sublinhe-se que é a primeira vez que Portugal tem assento na direção de um organismo a nível Europeu representativo do setor artesanal. É, por isso, estratégico para o CEARTE e sobretudo para Portugal, poder ter assento na direção deste organismo, pelo contributo que aportará para a missão, atribuições e competências do CEARTE e também para o desenvolvimento do artesanato em Portugal e na Europa”, sublinha o CEARTE.

Para o diretor do CEARTE, Luís Rocha, Ana Cristina Mendes “reúne as condições e o perfil ideal, pela visão estratégica que possui neste domínio; é das pessoas que a nível nacional tem maior conhecimento do setor e em particular da capacitação, formação dos artesãos, do empreendedorismo e da inovação, do reconhecimento dos artesãos e da certificação de produções artesanais; além de integrar vários grupos de trabalho e comissões que em Portugal regulam o setor.”

Luís Rocha recorda ainda que Ana Cristina Mendes é membro do Conselho Sectorial para a Qualificação – Artesanato e Ourivesaria; membro do grupo de trabalho para apreciação das candidaturas e emissão de parecer não vinculativo das cartas de artesão e UPA; membro da Comissão Consultiva para a Certificação de Produções Artesanais Tradicionais (CCCPAT) além de possuir uma vasta experiência em projetos Europeus sendo no CEARTE, a pessoa responsável pelo desenvolvimento dos vários projetos europeus que o CEARTE integra (programas Erasmus, Europa Criativa, INTERREG Europe etc.) e da Michelangelo Foundation for Creativity and Craftsmanship.

Recém-eleita, Ana Cristina Mendes, refere que “Integrar a Direção do World Crafts Council Europe permitirá ao CEARTE trazer a sua visão e experiência para a organização representativa do artesanato na Europa e fazer parte de uma rede dinâmica que representa o artesanato a nível internacional e político. Ana Cristina Mendes acrescenta ainda que “esta é uma oportunidade para o CEARTE (e para mim) de partilhar, aprender e pertencer a uma forte rede europeia que tem como missão ” garantir a sobrevivência e o desenvolvimento do artesanato, enquanto cultura, património e economia, para as gerações futuras”.

O diretor do CEARTE, Luís Rocha, refere ainda que “somos agora parte integrante e ativa, enquanto membro da direção da grande Rede Europeia do Artesanato, do património e indústrias criativas – o World Crafts Council Europe. Trata-se de um privilégio, pelas muitas e novas oportunidades que aqui nascem, e uma responsabilidade acrescida que honraremos todos os dias”.

Ainda para Luís Rocha, “o CEARTE procurará que a experiência colhida seja útil para a partilha de práticas entre os vários países, mas que permita também a projeção internacional dos artesãos portugueses, do seu saber-fazer, da nossa história, património e cultura”.