CentroTV

Vila Nova de Poiares apresenta medidas para prevenir eventos climáticos extremos

No âmbito do projeto “Adaptação às Alterações Climáticas em Vila Nova de Poiares”, a Câmara Municipal promoveu a segunda reunião de stakeholders, desta feita com o parceiro norueguês NILU – Norwegian Institute for Air Research.

Para além da partilha das boas práticas desenvolvidas pelo NILU, “este encontro pretendeu debater as medidas previstas no projeto e, também, divulgar aquilo que tem sido o trabalho do Município e dos diversos parceiros públicos e institucionais no âmbito desta temática”, frisa a autarquia em nota. “Em destaque estiveram o Capril do Bidoeiro, a Charca de São Miguel, a Quinta da Moenda e o programa Condomínios de Aldeia, locais que foram visitados pelos participantes”, salienta.

Recorde-se que o “Projeto de Adaptação às Alterações Climáticas em Vila Nova de Poiares” é financiado através do Programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono” do Mecanismo Financeiro EEA Grants 2014 – 2021.

Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal, “que visa reforçar a sua estratégia de forma contínua e integrada, com o objetivo final de minimizar e prevenir eventos climáticos extremos, através da capacitação da comunidade e dos decisores”.

Para além de integrar instrumentos de gestão territorial, de planeamento e gestão à escala municipal, o Plano de Adaptação às Alterações Climáticas em Vila Nova de Poiares inclui medidas que trarão inúmeros benefícios ambientais, sociais e económicos, dado que atuam como uma ferramenta de apoio para compreender as vulnerabilidades do território.