CentroTV

Vinhos do Dão faturam mais de 18 milhões de euros com o mercado externo

Os mais recentes dados do INE revelam que a região apresenta, entre janeiro e setembro de 2022, um crescimento global de 15,8% em valor e de 14,8% no preço médio litro, face ao período homólogo de 2021.

Os vinhos do Dão continuam a registar níveis de crescimento no que diz respeito ao mercado externo, segundo os dados mais recentes do INE. Em síntese, a região apresenta um crescimento global de 0,9% em volume, 15,8% em valor e de 14,8% no preço médio litro, que é o maior crescimento percentual no período, se observadas as restantes regiões vitivinícolas.

No total, os vinhos do Dão registaram uma faturação de mais de 18 milhões de euros, sendo que mais de 6 milhões dizem respeito a países da União Europeia e mais de 11 milhões a países terceiros, como o Canadá, Brasil ou Estados Unidos.

A União Europeia tem um peso de 35% no mercado externo, tendo subido 1,6% em volume, 9,7% em valor e 8,0% em preço médio litro. Já os países terceiros crescem 0,4% em volume, 19,3% em valor e 18,8% no preço médio.

“Estes dados mostram que os vinhos do Dão estão a crescer de forma sustentada e é fruto de um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, no sentido de promover os nossos vinhos além-fronteiras. Por outro lado, reflete ainda a resiliência e o trabalho extraordinário que tem sido desenvolvido pelos nossos produtores, reflete os diversos prémios e pontuações atribuídas aos vinhos pela imprensa especializada, em Portugal e no mundo, elevando a nossa região e os nossos vinhos, o que nos permite alcançar esta conquista”, refere Arlindo Cunha, Presidente da CVR Dão.

De referir que os vinhos do Dão são exportados para 77 países com especial incidência no Canadá, Alemanha, Bélgica, Espanha, França, EUA e Brasil.