CentroTV

Viseu abre concurso de meio milhão de euros para projetos culturais

O Município de Viseu abriu a terceira edição do concurso de apoio a projetos culturais e criativos “Viseu Terceiro” para 2017.

Um investimento municipal de 500 mil euros com o objetivo de estimular a produção de projetos independentes em áreas-chave da programação e criatividade culturais do concelho, estimulando ainda a formação artística de talentos e de novos públicos.

As candidaturas decorrem até à meia-noite do dia 15 de novembro, terça-feira, e deverão ser remetidas através do email cultura@cmviseu.pt, de acordo com o estabelecido na documentação publicada em www.cm-viseu.pt

Nesta edição do concurso, há novidades. “Uma delas é o facto das normas de acesso preverem a possibilidade de serem pré-aprovados neste concurso projetos plurianuais, ainda que seja condicionada a aprovação da sua programação anual específica. Outra novidade respeita à autonomização das linhas de financiamento para projetos consolidados e projetos novos ou emergentes”, refere a autarquia em comunicado.

Os primeiros contam com um orçamento de 300 mil euros; os segundos com uma verba de apoios de 200 mil euros.

Para o presidente da edilidade, Almeida Henriques, “o Viseu Terceiro é hoje um modelo de financiamento transparente, regular e com sentido estratégico no desenvolvimento criativo e cultural local, e favorece um planeamento consistente da agenda de eventos com potencial turístico”.

O apoio financeiro máximo a atribuir por candidatura mantém-se nos 125 mil Euros.

Somando apoios não financeiros do Município como apoio na logística, isenção ou redução de taxas municipais, etc., o apoio ao projeto pode ascender até 137.500 Euros. As normas de acesso definem ainda que as entidades beneficiárias que violem as obrigações estipuladas no âmbito do “Viseu Terceiro” ficam impedidas de apresentar a sua candidatura aos concursos do mesmo ano, bem como nos dois anos civis seguintes.