CentroTV

Viseu aposta na retoma do turismo local em 2021

“Viseu Cidade-Jardim” aposta na valorização dos recursos naturais, ambientais e culturais do concelho como fatores de qualidade de vida e atratividade económica e turística.

“Acima de tudo, queremos realçar a Cidade, o Concelho sustentável, do ponto vista ambiental, com um compromisso sólido com a descarbonização. Será um ano dedicado à Cultura, ao Desporto, ao Ensino, aos fatores fundamentais da nossa qualidade de vida”, adianta António Almeida Henriques, Presidente do Município de Viseu.

A autarquia refere que, um dos grandes objetivos da programação é, também, centrar Viseu no grande debate da atualidade e do pensamento contemporâneo – a sustentabilidade, a salvaguarda dos recursos naturais, as alterações climáticas, e promover uma maior coerência e integração das agendas temáticas locais.

O plano dá corpo a um conjunto de ações em áreas de atuação muito distintas – como Ambiente, Cultura, Património e Reabilitação Urbana, Mobilidade, Educação, Desporto, Turismo e Marketing Territorial – que constituem compromissos do Município em prol do fomento da qualidade de vida de quem vive em Viseu e de quem visita e investe no território.

“Sob o signo da “Cidade-Jardim”, desenvolvemos um plano de ação que é antes de mais de valorização e desenvolvimento local, e só depois de fomento turístico e económico”, refere o autarca.

Para o Vereador com o pelouro do Turismo e do Marketing Territorial, Jorge Sobrado, “2021 vai ser um ano pintado a verde, em Viseu. Com este plano, lançamos, simultaneamente, uma nova proposta para o desenvolvimento de uma cidadania verde e um novo tónico para o relançamento de um turismo sustentável, percecionado como verde e seguro”.