CentroTV

Viseu concentra esforços para apoiar povo ucraniano

Durante os últimos dias, a Câmara Municipal de Viseu (CMV), o Instituto Politécnico de Viseu (IPV), a Associação Viriatos.14 e a Associação dos Ucranianos de Viseu têm realizado, no terreno, uma “grande ação de ajuda humanitária com vista a apoiar a população da Ucrânia”, salientam.

Desde ontem, dia 28 de fevereiro, que é possível deixar diversos bens, alimentos não perecíveis, roupa, entre outros donativos, na Loja Solidária do IPV (Edifício dos Serviços Centrais). Os mesmos bens podem ser entregues entre as 9 horas e as 12H30 e entre as 14 horas e as 17H30, de segunda a sexta-feira (telefone 232 480 771 e e-mail: pvmaissolidario@sc.ipv.pt).

“De momento, na sequência das últimas necessidades levantadas, informa-se que as necessidades mais prementes se prendem agora com bens, alimentos não perecíveis, material de primeiros socorros, roupa apenas de criança, mantas, luvas, gorros e roupa interior”, adiantam os organizadores.

O presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando de Carvalho Ruas, salienta que “neste momento difícil do ponto de vista internacional, temos de continuar unidos na defesa da democracia, da paz e dos direitos humanos. Temos também o dever de ajudar que mais precisa e a comunidade viseense está a dar um grande exemplo de solidariedade.”

Cerca de 3 toneladas já foram enviadas, nas últimas horas, para “apoiar o povo ucraniano e muitos outros bens continuam a ser armazenados na Loja Solidária do IPV. A autarquia de Viseu mantém-se em contacto permanente com o Consulado da Ucrânia no Porto e com as entidades competentes para continuar a articular a entrega dos bens nos locais com mais necessidades, sendo que o transporte também está assegurado”.

Todos os interessados em colaborar na organização desta recolha, em regime de voluntariado, devem dirigir-se aos Serviços Centrais do IPV e junto da Ação Social e manifestar a sua vontade junto dos coordenadores do processo que se encontra a decorrer no Edifício.

As áreas nas quais se solicita a colaboração vão desde o acolhimento dos bens ao acondicionamento dos mesmos. Para mais informações contactar, através do telefone, 232 480 771 ou, através do e-mail, pvmaissolidario@sc.ipv.pt.