CentroTV

Viseu vai ter retrato coletivo a 486 edifícios do Centro Histórico

Viseu recebe este sábado, 19 de novembro, uma iniciativa “singular e inovadora”, segundo os organizadores.

São 180 profissionais, professores e estudantes das áreas da engenharia, da arquitetura e do património, vindas de todo o país (especialmente de Viseu, Coimbra, Porto, Aveiro, Braga, Vila Real, Covilhã, Castelo Branco, Leiria, Guarda e Lisboa), irão produzir um retrato coletivo a 486 edifícios do seu Centro Histórico, juntando um levantamento fotográfico a uma caracterização técnica sumária desse edificado.

A iniciativa, batizada de “Freeze Viseu”, está integrada no projeto municipal “Viseu Património”, voltado para a investigação, a proteção e a valorização do património cultural de Viseu, coordenado por Raimundo Mendes da Silva a convite do presidente da Câmara, Almeida Henriques.

O “Freeze Viseu” constitui, assim, um instantâneo coletivo à escala do Centro Histórico, de observação e registo técnico e fotográfico da “zona especial de proteção” da Sé de Viseu, e simultaneamente um momento de valorização social e pública do património edificado do coração do Centro Histórico da cidade.

O “retrato” será multidimensional, registando aspetos diversos da traça e da identidade do edificado, num único dia, entre as 10 e as 18 horas. O ponto de encontro será o Auditório Mirita Casimiro.