CentroTV

Visita de multiplicadores de informação às instituições Europeias em Bruxelas

A convite da Representação da Comissão Europeia em Portugal o Centro de Informação Europe Direct Região de Coimbra organizou uma visita de multiplicadores de informação às instituições europeias em Bruxelas.

Esta terça-feira a comitiva teve a oportunidade de visitar a Comissão Europeia o Parlamento Europeu e a Casa da História Europeia.

A comitiva é composta pelos autarcas da região, jornalistas e membros da CCDRC.

A visita tem como objetivos “aproximar a União Europeia dos Cidadãos, conhecer a atualidade e a História Europeia e perceber in loco como funciona o Parlamento Europeu e as várias iniciativas e oportunidades de financiamento da Comissão Europeia”, refere a CIM Coimbra.

Os participantes estiveram um dia inteiro na Comissão Europeia onde assistiram a apresentações sobre o futuro da Europa e o trabalho no Gabinete do Presidente Juncker, o quadro financeiro da União europeia, a Política Agricola Comum e a política regional da União europeia, visitaram a Sala de Imprensa da Comissão Europeia e o Centro de Emergência Europeu.

No final do dia, foram ainda recebidos pelo Comissário Europeu, Carlos Moedas.

Hoje, quarta-feira, visitam o Parlamento Europeu e assistem a uma sessão de informação sobre o seu funcionamento e reúnem com o Eurodeputado Carlos Zorrinho e com o Eurodeputado José Manuel Fernandes.

A Rede de Centros de Informação Europe Direct constitui um dos principais instrumentos de que a União Europeia dispõe para informar os cidadãos europeus sobre a União Europeia, em particular sobre os direitos dos cidadãos da União Europeia e as prioridades da União Europeia e promover a cidadania participativa a nível local e regional.

* Margarida Prata, Angela Faria da Cunha e Sandro Garcia, a equipa da CentroTV em Bruxelas