CentroTV

Visitas guiadas em Coimbra

Dando seguimento à iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Coimbra, de promoção de um conjunto de visitas guiadas, subordinadas a temas diversos, a diferentes monumentos e locais emblemáticos da cidade, através dos quais se percorre um pouco da história e cultura locais, apresentamos o calendário para o mês de janeiro de 2019.

Dia 3 – 15h00: Adorar o Menino

Visita guiada a alguns presépios que são organizados em vários locais da baixa de Coimbra. Nestes presépios encontramos uma série de aspetos demonstrativos de um certo sentir muito português através de expressões artísticas que não pretendem ser eruditas, mas que procuram de alguma forma aproximar e humanizar os objetos fazendo com que o espectador se sinta parte integrante da cena representada.

O objetivo desta visita é dar a conhecer a todos quanto nos visitam algumas destas manifestações artísticas, valorizando-as tanto ao nível da sua história e património, como reconhecendo o seu contributo para a valorização de Coimbra como Cidade do Conhecimento.

Local de encontro: em frente à Câmara Municipal de Coimbra

 Dia 15 – 15h00: Mosteiro de Santa Maria de Celas

Visita guiada aos espaços monásticos (parlatório, igreja, sacristia, coro, sala do capítulo e claustro) focando a criação e a evolução desta casa e seu burgo, desde a sua fundação até à atualidade, interligando-a com aspetos religiosos, com o nascimento da ordem, com a reforma e espiritualidade cistercienses.

Com esta visita pretende-se dar a conhecer o património material e imaterial existente na cidade de Coimbra em particular desta casa monástica, os seus estilos arquitetónicos, épocas de construção, riqueza e qualidade de traço de execução.

O objetivo é criar uma maior dinamização, visibilidade deste espaço surpreendente de presença feminina, como lugar de equilíbrio, centro de solidariedade e de cultura.

Local de encontro: adro do Mosteiro de Santa Maria de Celas

Entrada paga: Donativo 1€

 Dia 17 – 15h00: Roteiros de Coimbra – Claustros

Visita guiada a espaços arquitetónicos intimamente ligados à construção religiosa, dando a conhecer as suas origens, a sua evolução e as suas diferentes funções.

A história dos claustros medievais portugueses é uma história de estruturas arquitetónicas desaparecidas, constatando-se que a sua construção é de cronologia tardia seguindo os modelos góticos. A aplicação dos recursos financeiros do reino na reconquista do território, bem como a grande maioria das ordens religiosas serem maioritariamente constituídas por monges cavaleiros, poderão ser fatores para que estas estruturas arquitetónicas sejam de construção tardia face à sua origem.

Só com a estabilidade política e com a reforma da generalidade das ordens religiosas que passam então a dedicar-se a funções mais espirituais, todos estes espaços passam também a desempenhar funções de maior relevância ascética.

O objetivo desta visita é dar a conhecer a todos quanto nos visitam alguns destes claustros, valorizá-los ao nível da sua história e património, reconhecendo a sua importância como centros de espiritualidade e meditação.

Local de encontro: em frente à Câmara Municipal de Coimbra

 Dia 29 – 15h00: Uma Cidade Três Santos

Visita guiada no Mosteiro de Santa Cruz, centralizada na vida e obra de São Teotónio, Santo António e Rainha Santa Isabel, relacionando-a com esta casa monástica e com a cidade de Coimbra.

Esta visita abarca a cultura e o culto das personalidades anteriormente referidas, intimamente ligadas à cidade de Coimbra, à sua cultura e à difusão do seu nome no mundo.

Compreende um período de afirmação da nacionalidade e demarcação das linhas fronteiriças, visão e legado de um património imaterial pouco conhecido e raramente associado à cidade.

Pretende-se com esta visita, criar um conhecimento mais abrangente da cidade com o mundo espiritual, Santiago de Compostela, Pádua e Fátima, e o contributo, quer intelectual quer geográfico, de Coimbra para o enriquecimento da história universal.

Local de encontro: em frente à Câmara Municipal de Coimbra

Entrada paga: 1€

As visitas guiadas realizam-se com um mínimo de 10 pessoas e um máximo de 30. Os interessados devem fazer a sua inscrição, via telefónica ou presencial, na CM Coimbra (Casa Aninhas – 239 857 500 ou Casa Municipal da Cultura – 239 702 630). As visitas guiadas têm o seu início às 15h00.

Todas as entradas pagas são da responsabilidade dos participantes, que são devidamente informados dessa circunstância.