CentroTV

Visitas Guiadas mostram património em Coimbra

Dando seguimento à iniciativa de promoção de um conjunto de visitas guiadas, subordinadas a temas diversos, a diferentes monumentos e locais emblemáticos da cidade, através dos quais se percorre um pouco da história e cultura locais, a Câmara Municipal de Coimbra apresenta o calendário para o mês de março.

 Dia 5, 15h00 | Roteiros de Coimbra – Órgãos de Tubos de Coimbra

Visita guiada a órgãos de tubos existentes na cidade, focando elementos da sua construção, história e finalidade à época. O órgão surge associado a festas e manifestações de caráter profano durante o período greco-romano. No entanto, na Baixa Idade Média começa a assumir um papel fundamental nas cerimónias religiosas, sendo autorizada a sua utilização pelo Papa Vitalino no século VII. A produção destes instrumentos musicais alcança a sua máxima expressão durante o século XVIII, época em que também a talha dourada e policromada atinge o seu auge decorativo, tornando-se num elemento indispensável à exuberância e teatralidade dos cerimoniais religiosos.

O objetivo da presente visita é promover e divulgar um dos maiores acervos existentes em Portugal deste tipo de instrumentos musicais, que se encontram referenciados na região de Coimbra, alguns dos quais em espaços classificados como Património da UNESCO.

Local de encontro: em frente à Sé Nova

Entrada paga: Sé Nova Donativo 1€, Misericórdia 2€

Dia 10, 15h00 | Roteiros de Coimbra – As Mulheres em Coimbra

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, instituído pela Organização das Nações Unidas, propomos uma visita guiada que percorre algumas ruas da Alta da cidade, através de um itinerário que evoca diversas figuras do povo e da realeza, cuja popularidade permanece no tempo e na memória nacional.

Mulheres como Inês de Castro, Isabel de Aragão, Maria Marrafa, a Tricana, Domitília Carvalho, Regina Quintanilha, ou ainda a Princesa Cindazunda, serão a inspiração deste circuito. Figuras intimamente ligadas à cidade de Coimbra, à sua cultura e à difusão do seu nome no mundo, que permitirão associar Coimbra a esta homenagem à Mulher.

O objetivo desta visita é, pois, enaltecer a importância da Mulher e enobrecer todas aquelas cuja história e popularidade contribuíram para a valorização de Coimbra, do seu património e das suas tradições.

Local de encontro: em frente à Sé Nova

Dia 17, 15h00 | Arte em Coimbra – Arquitetos e Arquitetura Contemporânea

Visita guiada que associa os arquitetos e a arquitetura, do início do século XX até século XXI, ao desenvolvimento da cidade de Coimbra neste período, através da observação de património edificado.

Em diferentes épocas da história, as sociedades foram sendo modeladas por grandes nomes e correntes artísticas, quer na arquitetura, quer nos estilos que por sua vez deixaram a sua marca, o seu cunho e que chegou até aos nossos dias. Deste reviver de épocas, à introdução das Escolas de Belas Artes, de Arquitetura, novas ideias, técnicas e materiais, cada região foi criando uma corrente própria com conceitos inovadores, adequados a uma época contemporânea onde o sonho é o limite.

O objetivo desta visita temática é o de apresentar e promover alguns exemplares destas novas correntes artísticas, de pensamento, de espaço, de lugar, do património edificado na cidade, reforçando a qualidade do mesmo e realçando a persistente adaptação da cidade às mudanças dos tempos e épocas.

Local de encontro: Junto ao Coreto no Parque Manuel Braga

Dia 19, 15h00 | Arte em Coimbra – Claustros

Visita guiada a espaços arquitetónicos intimamente ligados à construção religiosa, dando a conhecer as suas origens, a sua evolução e suas diferentes funções. A história dos claustros medievais portugueses é uma história de estruturas arquitetónicas desaparecidas, constatando-se que a sua construção é de cronologia tardia seguindo os modelos góticos.

A aplicação dos recursos financeiros do reino na reconquista do território, bem como o facto da grande maioria das ordens religiosas ser maioritariamente constituída por monges cavaleiros, poderão ser fatores para que estas estruturas arquitetónicas sejam de construção tardia face à sua origem.

Só com a estabilidade política e com a reforma da generalidade das ordens religiosas que passam então a dedicar-se a funções mais espirituais, é que todos estes espaços passam também a desempenhar funções de maior relevância ascética.

O objetivo desta visita é dar a conhecer a todos quanto nos visitam alguns destes claustros, valorizá-los ao nível da sua história e património, reconhecendo a sua importância como centros de espiritualidade e meditação que contribuem para a valorização de Coimbra.

Local de encontro: em frente à Câmara Municipal de Coimbra

Dia 24, 15h00 | Roteiros de Coimbra – Santa Clara, Um Outro Olhar

Visita guiada a vários espaços, ruas, travessas e becos do Alto de Santa Clara até à Quinta das Lágrimas, palco de inúmeras estórias e vivências na cidade.

Desde épocas remotas que se conhece a ocupação e afinidade das populações por esta colina e os seus campos férteis à beira rio. Mais tarde, com a elevação da cidade de Coimbra a capital do Reino de Portugal, rapidamente atinge o seu auge e hegemonia, nas diferentes áreas, quer na arquitetónica quer cultural e artística. Centro de multiculturalidade, a cidade vê ser reconhecida a sua pluralidade com a implantação de Mosteiros na margem esquerda, bem como um dos centros de peregrinação mais importantes em Portugal até aos nossos dias, que muito contribuíram para o seu desenvolvimento.

Esta visita guiada tem por objetivo realçar e avivar memórias, vivências e estórias, tradições e aspetos histórico-culturais da cidade, cantores e compositores, políticos e filósofos, prémios nobel e cientistas, entre muitos e muitos outros que foram/são a essência da nação portuguesa, hoje ilustremente reconhecida como Património da Humanidade pela UNESCO.

Local de Encontro – Adro da Capela de Nossa Senhora da Esperança

 Dia 31, 15h00 | Roteiro dos Escritores – A Coimbra de António Nobre

Visita guiada a espaços (exteriores) associados ao percurso estudantil, em Coimbra, do Poeta da Saudade e da Tristeza, autor «do livro mais triste que há em Portugal», como o próprio autor se descreveu. Poeta de grande importância para a literatura em Portugal, que traduz o ambiente de fim do século XIX, pleno de mudanças e revoltas, dividido entre a modernidade e o apego à ruralidade.

Com esta visita pretende-se desafiar a curiosidade dos turistas para a obra de António Nobre e mostrar o seu contributo na afirmação e desenvolvimento da literatura portuguesa, bem como promover o património literário português com especial enfâse no contributo intelectual que Coimbra tem como centro difusor e produtor de cultura.

Local de Encontro – Largo D. Dinis

As visitas guiadas realizam-se com um mínimo de 10 pessoas e um máximo de 30, salvo as exceções identificadas. Os interessados devem fazer a sua inscrição, por via telefónica ou presencial, na Câmara Municipal de Coimbra (Casa Municipal da Cultura – 239 702 630). As visitas guiadas têm o seu início às 15h00. Todas as entradas pagas são da responsabilidade dos participantes, que são devidamente informados dessa circunstância.