CentroTV

Vista Alegre e Ourivesaria Tavares criam mesa luxuosa de Natal

A Vista Alegre e a Ourivesaria Tavares apresentam até dia 6 de janeiro, no Museu Vista Alegre, “Artes da Mesa” – uma sumptuosa Mesa de Natal de aparato que está em exposição integrada no circuito expositivo do museu histórico da Vista Alegre.

A essência da mais preciosa portugalidade é servida à mesa, combinando luxo e requinte, tradição e contemporaneidade.

“Artes da Mesa” revela a exigência e o savoir-faire ímpar das duas marcas centenárias portuguesas. Tradição e inovação são servidas à mesa, revelando novos contornos e abordagens das técnicas ancestrais de manufatura.

Para esta mesa de Natal de aparato foi utilizada a luxuosa coleção de porcelana Paseo, produzida em parceria pela Vista Alegre e a Christian Lacroix Maison.

A delicada decoração a ouro e platina resplandece conjugada pela única baixela portuguesa que funde a nobreza da prata de primeiro título com o brilho dos diamantes, rubis, esmeraldas e safiras.

O conceito inovador de Jewellery à la Table criado pela Tavares para a Baixela Stellarium é executado pelas mãos sábias dos seus mestres artesãos. A mesa de Natal foi abrilhantada com o brilho inigualável do cristal superior da Vista Alegre, integralmente soprado, lapidado e pintado à mão, e finalizada com a cutelaria Domo Matt Gold, com acabamentos em ouro mate de 24 quilates.

Na inauguração da Mesa de Natal de aparato no Museu Vista Alegre estiveram representantes da Vista Alegre e da Ourivesaria Tavares, fundada em 1922 na Póvoa de Varzim. A vereadora do Desenvolvimento Local do Município da Povoa de Varzim, Lucinda Amorim, não deixou de marcar presença e elogiar publicamente a iniciativa que junta duas marcas centenárias portuguesas. O setor da joalharia portuguesa, da sua história e do seu futuro, fez-se representar através da AORP – Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal.

Também Isabel Aragão, representante da Fundação Infantil Ronald McDonald, esteve presente no evento e proferiu algumas palavras de apreço pela inclusão na mesa de Natal da peça Iluminar. Este suporte de vela em prata, que pertence à Baixela Stellarium da Tavares, deu forma à ação solidária promovida pela marca centenária da Póvoa do Varzim para apoiar as famílias das crianças que passam pela casa daquela Fundação, no Porto.