CentroTV

Vitorino Nemésio em destaque nos Municípios de Penacova e Praia da Vitória

No âmbito da geminação entre os Municípios de Penacova e Praia da Vitória recentemente assinada, alusiva a Vitorino Nemésio, uma comitiva de Praia da Vitória, liderada pelo seu presidente Tibério Dinis visitou Penacova.

Os visitantes foram recebidos no salão nobre onde assistiram à apresentação do Roteiro Literário Nemesiano. Seguidamente visitaram o Moinho e o Museu Vitorino Nemésio, localizados na Portela de Oliveira, em pleno perímetro florestal da Serra do Bussaco.

Vitorino Nemésio nasceu a 19 de dezembro de 1901 na então Vila da Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores celebrando-se no corrente ano de 2021 os 120 anos do seu nascimento. “A sua cidade-berço possui um vasto e importante espólio patrimonial, histórico e literário relacionado com Nemésio, desde logo a Casa Vitorino Nemésio ou a biblioteca instalada na casa que pertenceu às suas tias”, lembra a autarquia de Penacova em comunicado..

Com raízes na Praia da Vitória, Vitorino Nemésio “tinha no concelho de Penacova, distrito de Coimbra, três moinhos na Portela de Oliveira e uma mata. Um dos seus moinhos foi doado ao município no ano de 1980”.

A Câmara de Penacova batizou o Museu do Moinho criado na Portela de Oliveira como Museu do Moinho Vitorino Nemésio em homenagem ao escritor e poeta açoriano que foi também um “incansável moleiro das palavras” no dizer de David Mourão Ferreira.

Humberto Oliveira, presidente da Câmara de Penacova e Tibério Dinis, presidente da Câmara Municipal de Praia da Vitória defendem que o “nascimento e trabalho feito por Nemésio é tão importante para a Praia da Vitória, como é importante a sua passagem e o legado que deixou no concelho de Penacova, pelo que se justifica esta geminação entre os dois territórios, que terá sobretudo uma vertente cultural”.

 —