Voluntários encontram embalagem com 37 anos durante ação de recolha de lixo na Serra da Estrela

A iniciativa “Deixe a Estrela Brilhar” reuniu vários voluntários para recolher lixo na zona da Torre, o ponto mais alto da Serra da Estrela.

Entre os vários resíduos encontrados, estava uma embalagem de margarina de 1982.

A ação decorreu ontem, com vários voluntários a reuniram-se junto à Torre para a recolha de lixo.

blank

“Cada um de nós, equipados com luvas e sacos de serapilheira, metemos mãos à obra e recolhemos diversos resíduos existentes, especialmente junto às linhas de água”, refere Susana Ribeiro, uma das participantes na iniciativa.

“Uma, entre as muitas embalagens recolhidas, chamou à atenção e surpreendeu-nos pela longevidade. Enquanto eu olhava para a embalagem de Planta que tinha encontrado junto a uma pedra, sem nunca ter visto outra igual, os voluntários mais velhos exclamavam surpreendidos: ‘Essas embalagens já nem existem! Isso é dos anos 80’. Limpando o fundo foi possível confirmar a data de validade: 13 de julho de 1982”, revela.

blank

Esta embalagem foi “apenas um dos milhares de resíduos encontrados durante à ação, mas ilustra com clareza a dificuldade de decomposição do plástico e a necessidade de medidas para combater esta que é uma das maiores ameaças ao ambiente”.

Esta iniciativa foi promovida pelo Grupo Natura IMB Hotels em conjunto com a Associação Geopark Estrela, os Guardiões da Serra e contou com o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

 

Seguinte

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CentroTV nas redes sociais

blank

Meteorologia Centro

blankblankblank

blankblankblank