“Cultura entre Pontes” é o nome da rede cultural, histórica e social que, à semelhança do rio Vouga, une os municípios de Vouzela, Sever do Vouga, São Pedro do Sul e Oliveira de Frades, e que irá incidir sobre a valorização do património material e imaterial, das gentes e tradições destes quatro territórios.
O projeto, cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, está dividido em duas ações principais: “Novas polifonias – Um novo percurso pelas pontes do Canto Polifónico Tradicional” e “Às voltas pelas pontes da nossa história”.
“A primeira ação prevê a criação de grupos de canto locais, novas cantadas e espetáculos, incentivando gerações mais novas à troca de experiências com a população mais idosa”, refere o município de Vouzela.
A segunda ação “podem esperar-se visitas encenadas em lugares de elevado valor patrimonial, um roteiro turístico e cultural pelos quatro municípios com recurso a técnicas de vídeo mapping e, ainda, uma caderneta de cromos, onde o visitante poderá colecionar um selo por cada museu ou património municipal visitado”, adianta a autarquia.
“As primeiras iniciativas estão agendadas para agosto e setembro, em cada um dos municípios”, conclui.