Pela 5ª vez e depois de um interregno de dois anos, a Mata do Desterro volta a ser alvo de ações de Controlo de Plantas Invasoras, de 26 de julho a 1 de agosto.
A iniciativa é desenvolvida no âmbito do Campo de Trabalho Científico (CTC), promovido pelo Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra (CEF/UC) e pela Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), em parceria com o CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela (Município de Seia).
A edição deste ano conta com o apoio da EDP, entidade proprietária da Mata do Desterro, que por sua vez se encontra sob a gestão do Município de Seia, desde 2007, onde o CISE desenvolve um projeto de uso múltiplo da floresta.
O apoio destina-se a suportar as despesas resultantes com o alojamento, alimentação e seguro dos voluntários participantes neste CTC, tendo o mesmo sido entregue na passada quinta-feira, à autarquia senense, um importante contributo para a realização desta ação.
Os CTC estão inseridos, desde 2003, no âmbito das atividades de divulgação científica sobre invasões biológicas realizadas CEF/UC e pela ESAC. Adicionalmente, colaboram com uma entidade/instituição externa do local onde o CTC é realizado, sendo a edição deste ano promovida com o CISE.
O CTC incidirá na Mata do Desterro, área natural com cerca de 136 hectares localizada em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, na Senhora do Desterro – São Romão, concelho de Seia.
Os trabalhos serão desenvolvidos em regime de voluntariado, por estudantes e profissionais das áreas de Biologia, Botânica, Ecologia, Engenharia do Ambiente, Engenharia Florestal, Educação Ambiental, entre outros interessados pelo tema, sob a monitorização da organização.
Com esta ação procura-se sensibilizar e aumentar o conhecimento dos participantes sobre invasões biológicas e simultaneamente contribuir para a resolução deste problema ambiental.
O CTC contempla a realização de sessões de formação ambiental sobre invasões biológicas, em particular plantas invasoras, nomeadamente conceitos e consequências das invasões biológicas, Legislação em vigor, Principais plantas invasoras em Portugal continental, Gestão e controlo de plantas invasoras.
Serão ainda abordados os ecossistemas nativos da Serra da Estrela. Na prática, estão previstas ações de controlo de plantas invasoras presentes na Mata do Desterro, nomeadamente mimosa (Acacia dealbata) e austrália (Acacia melanoxylon).
Estas ações darão continuidade aos trabalhos de controlo iniciados nos CTC de 2009, 2010, 2011 e 2012 e podem incluir corte, arranque ou descasque. Serão ainda desenvolvidas experiências científicas relacionadas com plantas invasoras.
As inscrições estão abertas até ao dia 10 de julho, num limite máximo de 20 participantes.