A Administração da Águas do Centro Litoral (AdCL), representada pelos seus administradores executivos, Alexandre Oliveira Tavares e Filipa Alves, recebeu ontem, os novos órgãos sociais da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC).
A comitiva recebida na sede da AdCL, no polo Mondego (ETA da Boavista), em Coimbra, integrou os recém-eleitos presidente da CIM-RC, Emílio Torrão, vice-presidentes, Raul Almeida, presidente da Câmara de Mira, Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal de Arganil, e Jorge Brito, secretário executivo.
“Motivado pela partilha de interesses, o encontro visou uma perspetivação estratégica tendo em vista a melhoria ambiental do território, sendo que 13 municípios da CIM da Região de Coimbra estão incluídos nas operações de abastecimento e saneamento da AdCL. Os trabalhos da reunião, que se centraram na delineação de ações comuns, sustentada no espírito de colaboração institucional entre as partes, permitiram afirmar os investimentos em novas infraestruturas pela AdCL, bem como os esforços de requalificação dos sistemas existentes, bem como da execução de ações de manutenção preventiva”, adianta a AdCL.
Alexandre Oliveira Tavares adianta que “ambas as partes identificaram a necessidade ampliar e conciliar as ações de monitorização ambiental, bem como identificar as infraestruturas e equipamentos que permitam tornar mais resilientes os sistemas de captação, tratamento, elevação e abastecimento de água, bem como de transporte e tratamento de efluentes”.
A AdCL, empresa do Grupo Águas de Portugal, que “desenvolve atividades em 30 municípios da Região Centro, tem no presente mandato da Administração procurado consolidar a infraestruturação e desenvolver os processos de telegestão, para uma mais eficiente operação, assim como, a articulação com os acionistas municipais e as entidades gestoras dos sistemas em baixa, municipais e multimunicipais”.