A Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico(AHP – ADT) acaba de fechar uma nova parceria, com a Airbnb, com o intuito de promover “um destino que são 12” como uma alternativa sustentável e especialmente apelativa para quem procura um turismo não massificado, pleno de natureza em estado puro, História, cultura, gastronomia, vinhos e lazer.
Esta parceria tem como objetivo “contribuir para a distribuição de fluxos turísticos para os municípios e território das Aldeias Históricas de Portugal; apoiar o equilíbrio territorial, diversificando a oferta e a procura de serviços turísticos para destinos menos procurados; promover a economia local, contribuindo para a produção e consumo sustentável, potenciando fontes de receitas juntos de setores de atividade que o turismo de forma direta e indireta impacta positivamente; contribuir para a diminuição da sazonalidade e para a valorização dos recursos endógenos, fomentando, inclusive a duração da estada média.”, explica em nota a AHP.

O acordo entre a AHP – ADT e a Airbnb vai “refletir-se, por exemplo, numa página dedicada à promoção da Rede das Aldeias Históricas, com informações úteis sobre o que fazer, locais a visitar, empresas locais e anfitriões na Airbnb que estão a elevar a hospitalidade no interior de Portugal. Além disso, a Airbnb irá organizar webinars para a comunidade das Aldeias Históricas de Portugal, com informações sobre como se tornarem empresários do setor da hospitalidade através do alojamento na Airbnb”.
Esta é uma parceria de “grande importância para a Aldeias Históricas de Portugal, pelo seu contributo para a materialização da estratégia definida para a Rede, nomeadamente pelo facto de se constituir como um impulso à transição digital, que tem sido um dos vetores estratégicos da política nacional e europeia, e, naturalmente, da própria Rede”, sublinha.

“A Airbnb é uma montra de excelência mundial onde o destino Aldeias Históricas beneficiará com as suas dinâmicas, mas por outro lado revela-se também, e mais uma vez, a atratividade da marca Aldeias Históricas de Portugal na capitalização de parcerias com entidades de renome que podem e devem fazer a diferença no tocante à coesão territorial. Somos um destino já premiado por diferentes organismos de âmbito nacional e internacional e, esta etapa que agora se inicia vem, sem dúvida, robustecer o desenvolvimento económico e consequentemente o social da rede que representa 12 ícones da nossa portugalidade”, explicou Carlos Ascensão, Presidente da Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico.

“Mais de 70% das propriedades portuguesas na Airbnb na categoria de Casas Históricas estão localizadas em zonas rurais, pelo que estamos muito entusiasmados com o potencial do turismo patrimonial para contribuir para o desenvolvimento económico de pequenas comunidades não urbanas. Com esta parceria, queremos proporcionar estes benefícios a mais pessoas e espalhar a mensagem pelas cidades, aldeias e locais menos conhecidos em todo o país”, disse Mónica Casañas, General Manager da Airbnb Marketing Services SL