A Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico (AHP-ADT), em parceria com os municípios que integram a rede, acabam de conseguir a aprovação de um projeto inovador de mobilidade sustentável e inclusiva, com um investimento de cerca de 2,9 milhões de euros.
O financiamento, aprovado pela Linha +Interior Turismo do Turismo de Portugal, visa transformar a forma como as pessoas circulam nas 12 aldeias e entre aldeias, reduzindo o impacto ambiental e melhorando a qualidade de vida de residentes, visitantes e trabalhadores.
“Com este projeto, damos mais um passo firme na concretização do nosso compromisso de ser um território de referência em sustentabilidade”, afirma Carlos Ascensão, presidente das Aldeias Históricas de Portugal. “Queremos garantir que as nossas aldeias são cada vez mais acessíveis, inclusivas e ambientalmente responsáveis, preservando o património e melhorando a qualidade de vida de quem aqui vive e de quem nos visita. Este é um desígnio coletivo que une inovação, coesão territorial e respeito pelo futuro das próximas gerações.”
Do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável e Inclusiva da Rede resultou um conjunto de orientações a implementar no curto, médio e longo prazo, dada a sua dimensão transversal.