De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), depois da passagem pelo arquipélago dos Açores, o ciclone tropical Gabrielle deverá afetar Portugal continental nos dias 27 e 28 de setembro.
Face à combinação da instabilidade meteorológica trazida pelo ciclone, nomeadamente vento forte e agitação marítima, com o território quente e seco que encontrará, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) apela à população ao estrito cumprimento das regras de prevenção de incêndios rurais. Salienta-se que o perigo de incêndio rural se mantém Muito Elevado e Máximo nas regiões Norte, Centro e Algarve. Informação meteorológica em www.ipma.pt, informa hoje em nota a ANEPC.
EFEITOS EXPECTÁVEIS
Perigo de incêndio, com condições favoráveis à ocorrência e propagação de incêndios rurais, bem como, o aumento da dificuldade das ações de supressão, em especial nas regiões Norte, Centro e Algarve.
MEDIDAS PREVENTIVAS
A ANEPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, nos dias de perigo de incêndio Muito Elevado e Máximo é proibido:
− Fazer Queimada Extensiva;
− Fazer Queima de Amontoados;
− Utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito;
− Fumigar ou desinfestar apiários, exceto quando os fumigadores estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas;
− Nos dias de perigo de incêndio Muito Elevado e Máximo, é igualmente proibido usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores.
Fique atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e das Forças de Segurança. Acompanhe a evolução da situação meteorológica/perigo de incêndio em www.ipma.pt, www.icnf.pt, ou junto dos Serviços Municipais de Proteção Civil e dos Corpos de Bombeiros.