A Águas de Coimbra reestruturou o conceito do espaço que até aqui foi conhecido como Museu da Água, no Parque Dr. Manuel Braga, é agora designada Antiga Estação Elevatória do Parque.
“Até ao dia 16 de junho, está patente neste espaço a “EDURRIO – Educar para a preservação e sustentabilidade dos rios e ribeiras urbanas e dos seus recursos – da biodiversidade aos serviços do ecossistema””, adianta a empresa municipal. “Entre o Jardim Botânico e a Antiga Estação Elevatória do Parque estão instalados 28 painéis que revelam os ecossistemas das ribeiras escondidas de Coimbra, chamando a atenção do público para a necessidade da sua preservação”.
“Também no mês de junho, entre os dias 1 e 24, a Antiga Estação Elevatória vai acolher o 28.º CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela”. “Através de uma parceria estabelecida com o Município de Seia, foi possível trazer a este espaço um dos mais singulares festivais de cinema em Portugal, de prestígio internacional, dedicado à temática ambiental”, revela em nota.
“No final de junho, dia 30, a AEEP irá exibir a instalação “Cuidado! Invasoras Aquáticas!”, exposição científica desenvolvida pelo Museu de Ciências Naturais de Madrid, no âmbito do projeto Life INVASAQUA”. “Terá como propósito mostrar espécies aquáticas invasoras da Península Ibérica, o seu grau de ameaça à fauna e flora autóctones, bem como as consequências e o impacto ambiental, socioeconómico e sanitário que estas espécies causam”.
“Foi também no âmbito da reestruturação deste espaço de conhecimento que a Águas de Coimbra estabeleceu, há cerca de seis meses, um protocolo de colaboração com o Exploratório – Centro de Ciência Viva, que visa uma estreita colaboração na promoção da exposição Água – Uma Exposição sem Filtro”, conclui.