Foi assinado hoje, pelo presidente da Câmara de Tábua, Ricardo Cruz, o contrato para a execução da empreitada de “Trilho dos Gaios – Um Percurso com História”, adjudicado à empresa SOUDIAS – Carpintaria e Serralharia Sousa Dias, Lda., num investimento total de cerca de 250.000 euros.
O contrato tem por objeto principal a beneficiação do Trilho dos Gaios, numa extensão de 17,3 Kms que percorre as Freguesias de Tábua, Midões, Candosa e UF de Covas e Vila Nova de Oliveirinha, visando a melhoria das condições de conforto e segurança dos utilizadores, adianta hoje em comunicado a autarquia.
O ato de assinatura teve lugar na localidade de Vale de Gaios, e contou com a presença do vice-presidente e vereador do Turismo, António Oliveira e David Pinto, respetivamente, e dos presidentes das Juntas de Freguesias de Tábua, Midões, Candosa e União de Freguesias de Covas e Vila Nova de Oliveirinha.
Para o presidente da Câmara, Ricardo Cruz, este é um investimento “há muito esperado, que concretiza uma intervenção ao longo do rio Cavalos, num percurso entre Vale de Gaios e São Geraldo, através da recuperação das pontes existentes e construção de novas passagens e passadiços, o qual permitirá usufruir das belas paisagens deste vale, valorizando o rio e o território, em total respeito pela natureza e pelas regras da APA, o qual será potenciado pela integração num traçado sinalizado desde a Vila de Tábua a Vila Nova de Oliveirinha”.
Agradeceu o trabalho efetuado, ao longo dos anos, pelas Associações MK Máquinas e BTT Tábua, bem como aos proprietários dos terrenos que autorizaram a passagem do percurso pelos seus terrenos.
A presidente da Junta de Freguesia de Midões, Sónia Oliveira, congratulou-se por este investimento, referindo a importância do mesmo para todos este território. Página 2 de 2 Este Projeto “Trilho dos Gaios: Um Percurso com História”, foi aprovado pelo Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020), sendo financiado a 85% do montante elegível.
Com a concretização do “Trilho dos Gaios”, o Município de Tábua reforça a aposta na valorização turística do concelho, transformando o seu potencial em produto que atrai e fixa novos visitantes, num processo de valorização dos recursos naturais e de consolidação do Concelho como destino de turismo de natureza, sendo este um dos objetivos estratégicos para a afirmação de “Tábua, O Encanto das Beiras”.