CentroTV

BE crítica estado das ETARs nos concelhos de Carregal do Sal, Santa Comba Dão, Tondela, Mortágua e Tábua.

A ETAR de Oliveira do Hospital que já não funciona nas melhores condições vai ser aumentada

Bloco de Esquerda crítica estado das ETARs nos concelhos de Carregal do Sal, Santa Comba Dão, Tondela, Mortágua e Tábua.

“O Bloco de Esquerda sempre considerou importante e urgente encontrar uma solução viável a médio e longo prazo e uma solução efetiva a curto prazo para o tratamento eficiente dos efluentes residenciais e industriais, já que o estado da maioria das ETARs dos cinco concelhos envolvidos neste processo (Carregal do Sal, Santa Comba Dão, Tondela e Mortágua e Tábua ) é lamentável e preocupante”, adianta em comunicado enviado à CentroTV.

“Um bom número delas não estão a funcionar corretamente ou simplesmente estão inoperacionais, o que resulta num prejuízo enorme para os cursos de água nestes concelhos e em consequência para a saúde pública e para a fauna e flora que deles depende. Conhecemos e temos denunciado várias situações de casos gravíssimos nos cincos municípios, que se converteram em verdadeiros desastres ambientais em consequência do abandono total e da falta de manutenção que a maioria destes equipamentos sofrem”, refere ainda o BE.

Consideram ainda a criação da EIMAR- Empresa Intermunicipal de Águas Residuais, EIM, SA, como “bastante dúbia, pouco esclarecedora e com alguns riscos envolvidos”.

“Depois, existem as lembranças do passado que podem assombrar o presente, as concessões e privatizações já feitas e que tanto prejuízo nos trazem ainda hoje em dia, falamos da privatização das Águas do Planalto o que leva a que estes cinco municípios tenham das águas mais caras do país”, adiantam, considerando que “seria importante consagrar no contrato de gestão delegada a obrigatoriedade de garantir que a maioria do poder de decisão da empresa nunca sairá da esfera pública para assim evitarmos cometer os mesmos erros do passado”.