CentroTV

BE denuncia descargas poluentes na ribeira das Hortas em Santa Comba Dão

Arquivo

Desde 2001 que os episódios de poluição da Ribeira das Hortas, em Santa Comba Dão, são recorrentes, prejudicando o ecossistema ribeirinho, a sua fauna e flora, assim como a qualidade de vida de quem vive e trabalha junto à ribeira, denuncia o Bloco de Esquerda (BE).

“Tratam-se, na sua maioria, de descargas poluentes de águas residuais provenientes da rede de saneamento da ETAR de Santa Comba Dão, o que além dos danos ambientais, acarreta riscos preocupantes para a saúde pública”, sublinha o BE em comunicado.

Considerando que a sub-bacia hidrográfica do rio Dão é de “grande importância para a região, tanto no setor do turismo, como em atividades desportivas, agrícolas e de lazer, destacando-se ainda o seu papel na biodiversidade pelo acolhimento de aves migratórias que se alimentam e se abrigam nas margens do rio Dão e seus afluentes. Importa, por isso, erradicar todos focos de poluição de modo a garantir a preservação da fauna e da flora e assegurar a qualidade de vida de quem vive e trabalha neste território”.

Esta situação “conflitua com o disposto na Diretiva‐Quadro da Água e na Diretiva das Águas Residuais Urbanas, pelo que se questiona que medidas serão desencadeadas pela Comissão Europeia para instar Portugal a garantir o seu cumprimento para proteção da Ribeira das Hortas”, conclui.