A aldeia de Ribolhos, no concelho de Castro Daire, vai ser palco da iniciativa “Uma manhã com o Barro Negro”, dinamizada pela Binaural Nodar. A atividade, de cariz comunitário, tem lugar este domingo, 7 de setembro, entre as 10h00 e as 13h00.
O ponto de encontro é na Oficina do Barro Negro de Ribolhos (antiga Escola Primária), onde se dará a partida para um percurso pedestre em torno da temática da olaria, interpretado pelo mestre Jorge Ferreira, pelas 10h00.
Uma hora depois está marcada a inauguração da instalação artística “Dreamtigers”, da autoria de Ana Carucci (Argentina); seguindo-se o lançamento dos novos conteúdos que vão integrar a Oficina do Barro Negro.
A partir das 12h00, os participantes terão a oportunidade de integrar uma experiência de moldagem de barro negro, com o oleiro Jorge Ferreira.
Conforme explica o coordenador da associação Binaural Nodar, Luís Costa, o evento “pretende ser um contexto de convívio diversificado, em que o público participante possa juntar-se à comunidade local para partilhar memórias, aprender em conjunto e conhecer os lugares e as histórias do barro negro de Ribolhos”.
A atividade é totalmente gratuita, mas a participação na rota do barro negro está sujeita a inscrição, que pode ser feita através do email info@binauralmedia.org. Haverá um pequeno reforço alimentar no final do percurso.