A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai avançar com a empreitada de requalificação do Parque Verde do Mondego, junto ao Exploratório – Centro de Ciência Viva de Coimbra, que foi um dos projetos vencedores da 2ª edição do Orçamento Participativo do município.
A obra ontem consignada representa um investimento superior a 470 mil euros, tem um prazo de execução de 240 dias e fica a cargo da empresa Irmãos Lopes & Cardoso, Lda, que venceu o concurso público, anuncia a autarquia em nota.

“Verd’O Parque” foi o projeto que somou mais votos na 2ª edição do Orçamento Participativo do Município de Coimbra em 2019. Uma proposta da autoria de Sofia Reis que visa a transformação de uma zona do Parque Verde do Mondego, entre o Exploratório e o rio Mondego, num espaço de fruição para todos, um local que estimule o contacto mais direto com a natureza, promova um estilo de vida mais saudável e sustentável e uma aprendizagem informal, proporcionada por diversos equipamentos a criar.
A obra foi ontem consignada à empresa Irmãos Lopes & Cardoso, Lda, que venceu o concurso público, no Parque Verde do Mondego, na presença do presidente da Câmara, José Manuel Silva, dos vereadores Ana Bastos e Carlos Lopes, do diretor do Exploratório, Paulo Trincão, e do presidente da Junta de Freguesia de Santa Clara e Castelo Viegas, José Simão. Um investimento superior a 470 mil euros, que tem um prazo de execução de 240 dias.

“Recorde-se que a 2ª edição do Orçamento Participativo do Município de Coimbra, que se realizou em 2019, contou com 93 propostas candidatas, das quais 46 viram os seus projetos submetidos a votação. No Coimbra Participa, o projeto vencedor foi “O Sítio dos Cães – Criação de um parque canino”, seguido de “Coimbra Cidade Sustentável – Autoconsumo Fotovoltaico”. Os dois projetos já se encontram em fase de execução. Já no Coimbra Jovem Participa, foi o “Verd’O Parque”, seguido de “Parentolimpíedas – Mil e uma formas de parentalidade”, que acabou por ser adiado devido à evolução da pandemia”, conclui.