A Câmara Municipal de Aveiro apresentou ontem, dia 19 de junho, as novas bicicletas BUGA, tendo ocorrido a sessão no Largo do Mercado Manuel Firmino, junto à Loja BUGA.
Após a conferência de imprensa, o presidente da Câmara, José Ribau Esteves, e o executivo municipal seguiram de BUGA pela Avenida Dr. Lourenço Peixinho até ao “Parque da Rua Verde” na Rua Almirante Cândido dos Reis, assinalando a conclusão dessa obra integrada no Projeto Participativo Viva Aveiro, liderado por um grupo de moradores nesta Rua da Cidade.

O município revela em nota enviada à CentroTV que as novas BUGA trazem várias novidades, a começar pelo número de bicicletas disponíveis – mais 124 do que o modelo anterior – e o aumento do número de estações da BUGA, num total de 204, estando em operação 136.
“Estas novas bicicletas passam agora a poder ser utilizadas em todo o Concelho de Aveiro e contam também com um sistema de GPS integrado, o que irá permitir perceber quais as rotas mais percorridas pelos utilizadores, possibilitando à Câmara Municipal de Aveiro uma melhor gestão dos espaços públicos”, acrescenta.
“Foram ainda criados um cartão e uma aplicação para facilitar a sua utilização”. “O cartão poderá ser carregado e o valor será deduzido a cada utilização da BUGA”. “A aplicação permitirá aos cidadãos gerir, a partir do seu telemóvel, a utilização das bicicletas”, frisa a autarquia.

“Aveiro foi pioneira, a nível nacional, no conceito de bike sharing com a criação da BUGA e, ao dar este passo, continuamos a estar na vanguarda. Aumentámos a oferta deste serviço para todo o Concelho e apostámos na inovação, com a criação de uma aplicação e de um cartão de utilização. A BUGA existe desde 1999 e o nome já faz parte do léxico não só dos aveirenses, como dos portugueses. Por isso, optámos também por manter o nome BUGA, com a consciência de que esta é a decisão certa para honrar a história e o prestígio destas bicicletas e desta marca de Aveiro”, afirma Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, acrescentando que, “para assegurar a manutenção e uma boa gestão deste meio de transporte, as novas BUGA passarão a ter um custo para o utilizador. A antiga BUGA, Gratuita, vai continuar ao serviço e ao dispor de todos. A nova BUGA, Gostosa, inicia a sua atividade com um raio de ação muito maior e uma maior proximidade às Pessoas potenciais utilizadoras”.