Município de Viseu voltou a apoiar o ACES Dão Lafões na realização de obras para garantir as respostas adequadas a esta nova campanha sazonal.
Uma nova campanha de vacinação sazonal (outono/inverno) contra a gripe e a COVID-19 arrancou ontem, dia 8 de setembro, no Centro de Vacinação de Viseu.
O espaço, instalado no edifício da Segurança Social desde março deste ano, altura em que foi para aqui transferido a partir do Pavilhão Multiusos de Viseu, foi alvo de novas intervenções, por forma a garantir uma resposta adequada a esta nova fase de vacinação, nomeadamente com a requalificação e alargamento das diversas zonas e salas.
A concretização desta 2ª fase de obras contou novamente com o apoio financeiro do Município de Viseu, à semelhança do que tinha já acontecido aquando da primeira deslocação. Globalmente, a autarquia investiu já cerca de 15 mil euros no Centro de Vacinação de Viseu, apoiando o ACES Dão Lafões neste processo.
Na visita que ontem realizou, no final da tarde, ao Centro de Vacinação, o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, destacou “a sólida e feliz parceria entre o Município de Viseu e o ACES Dão Lafões, em prol da segurança, bem-estar e qualidade de vida da comunidade, ao longo de todos estes meses”, saudando os esforços de todas as partes envolvidas neste processo.
Por outro lado, o autarca viseense lamentou, mais uma vez, a ausência de uma intervenção por parte do Estado Central. “É, de facto, de lamentar que o Município se tenha que voltar a substituir ao Estado Central neste processo. Apoiamos, e continuaremos a apoiar, as entidades da saúde nesta nobre missão, mas também seria bom ver um empenho e compromisso por parte do Governo”. “Não há uma reciprocidade no que respeita à disponibilidade e vontade em fazer acontecer”, afirmou o Presidente da Câmara. “Aliás, é algo que podemos constatar deste o início da pandemia COVID-19. Já a instalação do Centro de Vacinação no Pavilhão Multiusos, para a administração de vacinas em massa, na qual nós fomos pioneiros, foi também assegurada por investimento da autarquia”, concluiu.
Além dos valores referidos relativos a intervenções no espaço, desde as obras à sinalética, o apoio conta ainda com o empenhamento do Serviço Municipal de Proteção Civil e restantes serviços do Município, que participaram no processo de planeamento e implementação de melhorias no espaço e diverso material logístico do Município que está cedido ao ACES Dão Lafões para o adequado funcionamento e operacionalização da infraestrutura, bem como algum mobiliário cedido pelo Instituto PIAGET em Viseu (Escola Superior), que também tem sido parceiro nesta missão.
O Centro de Vacinação de Viseu passará a administrar vacinas a pessoas com mais de 80 anos e com comorbilidades, que serão contactadas via SMS ou telefone.
Já a partir do dia 15 de setembro, a vacinação começará a abranger os lares do concelho de Viseu e, a partir do dia 21, os profissionais de saúde. Para já, a modalidade CASA ABERTA não está em funcionamento, devendo-se aqui apenas deslocar os utentes que forem contactados.