Cerca de 100 filmes, de mais de 20 países, vão estar a concurso na 22.ª edição do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, a realizar em Seia, em outubro, foi hoje anunciado.
Depois de o ano passado ter vencido dois prémios no CineEco, a CentroTV através da produtora BKN apresenta um novo filme para esta edição, na categoria Lusofonia Panorama Regional.
Trata-se de “O Último Moleiro da Serra da Estrela”, realizado por Paulo Leitão e Tiago Cerveira. O realizador Tiago Cerveira tem a concurso, na mesma categoria, o filme “O Rio – parte 3”, numa parceria com Luís Antero.
Segundo o diretor do CineEco, Mário Jorge Branquinho, a edição deste ano será realizada de 08 a 15 de outubro, na Casa Municipal da Cultura de Seia, no distrito da Guarda, sob o signo “Nuclear Não Obrigado!”.
O festival inclui na seleção oficial filmes repartidos por várias secções competitivas como longas, médias e curtas-metragens internacionais, séries, documentários e reportagens de televisão, longas e curtas-metragens da lusofonia, panorama regional e sessões especiais.
A temática ‘Nuclear Não Obrigado!’ ajudou “a fundamentar a seleção oficial” da programação do CineEco 2016 que mantém uma linha ” sempre muito diversificada, incluindo os melhores filmes do mundo, que proporcionam uma reflexão profunda sobre os grandes temas ambientais da atualidade”, explica o diretor do festival.
Os temas com enfoque ambiental e de sustentabilidade farão parte da vasta programação deste ano do CineEco que conta ainda com as habituais sessões infantis e para os alunos das escolas.
Pode ver aqui a seleção oficial dos filmes do CineEco.