A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte, no âmbito de uma operação de combate ao tráfico e viciação de veículos, deteve um homem pela presumível autoria de crimes de recetação, falsificação de documentos e associação criminosa.
“Os automóveis, provenientes de furtos praticados em Portugal, eram levados para armazéns, onde eram submetidos a alterações físicas e documentais, através de processos de falsificação, passando a circular com números de chassis e chapas de fabricante falsas ou inexistentes”, adianta hoje em comunicado a PJ.
Posteriormente eram “comercializados, por preços abaixo do verdadeiro valor comercial, a compradores de boa-fé nacionais, sendo outros transportados para países africanos, através da Bélgica”.
No decurso da investigação, foi possível apreender telemóveis e dispositivos de memória de dados relacionados com esta atividade ilícita e deter, fora de flagrante delito, o responsável pelo esquema fraudulento.
O detido, com 55 anos de idade, empresário do ramo automóvel, com antecedentes por este tipo de ilícitos, vai ser presente à competente autoridade judiciária para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.