Apesar de o consumo online estar crescendo em todo o mundo, em Portugal ainda há muito a evoluir.
De acordo com a Comissão Europeia, 44,8% dos portugueses fazem compras online, sendo que a média da UE é de 72%. Em alguns países, esse número é ainda maior, como Reino Unido (88,5%), Suécia (83,9%) e Dinamarca (82%).
Além da falta de habilidade digital — muitos negócios não possuem nem mesmo um website —, um dos grandes entraves para o crescimento do comércio electrónico em Portugal é a crença do povo português de que fazer pagamentos online não é seguro, conforme comenta artigo do site Digitalks.
Para ajudar a combater esse receio, reunimos aqui algumas dicas para garantir a sua segurança no momento de fazer compras online. Vale a pena ler as nossas recomendações antes de clicar no botão “Comprar”.
Evite redes abertas
As redes Wi-Fi podem ser boas quando quer economizar o seu plano de dados, mas nunca esqueça que elas usam ondas públicas. Isso significa que, com um pouco de conhecimento técnico e a senha do Wi-Fi do local, alguém pode interceptar o que está a ver na web. Isso pode incluir e-mails, histórico de navegação, senhas e até mesmo o número do seu cartão de crédito. Em resumo: evite fazer compras online ou mesmo aceder com sua senha a qualquer site quando estiver conectado a uma rede pública.
Compre nos lugares em que confia
Nas lojas físicas, sempre pode entrar e ver os produtos ao vivo. Na web, no entanto, muitas vezes não sabe de quem está a comprar, se a loja é real e se tem realmente o produto para vender. Para evitar esse problema, há duas possibilidades: comprar de lojas nas quais já fez compras anteriormente ou buscar informações em serviços que partilham recomendações de sites.
Há serviços que verificam a opinião dos consumidores de lojas online e publicam listas tanto dos sites que devem ser evitados quanto daqueles que têm a aprovação do consumidor. O Melhores-Sites.pt é um dos sítios onde pode consultar as melhores lojas para compras online, mas há plataformas dedicadas também a setores específicos, como os de entretenimento e turismo. Nesse sentido, podemos mencionar, por exemplo, o portal Vegas Slots Online, que disponibiliza avaliações dos melhores casinos online, com destaque para as plataformas mais seguras e com bons jogos, auxiliando o consumidor a fazer uma escolha confiável. No âmbito do turismo, portais como Booking.com e TripAdvisor são grandes fontes de informação sobre hotéis, restaurantes e atrações turísticas, pois fornecem avaliações dos próprios clientes a respeito desses pontos. Dessa maneira, forma-se uma rede de consumidores que ajudam uns aos outros por meio do compartilhamento de opiniões e experiências.
Pesquise sobre a empresa
Com o acesso disponibilizado pela internet hoje em dia, ficou muito mais fácil pesquisar sobre uma empresa que não conhece. Verifique, por exemplo, se a empresa tem um bom website, que esteja bem estruturado. Verifique também se tem canais próprios nas principais redes sociais e, principalmente, vá em busca do que os consumidores estão falando sobre essa empresa. Há mais elogios ou mais reclamações? As reclamações foram respondidas? E os elogios, comentam sobre o quê: a qualidade do produto e do atendimento ou a rapidez na entrega? Pontos como esses são um bom termómetro para saber se pode ou não confiar na loja em questão.
Fique atento a preços muito baixos
Se uma loja online oferece algo que parece bom demais para ser verdade, como preços muito baixos em relação à concorrência, vale a pena ficar atento. Use sites semelhantes para comparar preços e fotos das mercadorias. Se quiser facilitar essa atividade, há sites como o KuantoKusta ou o Deco Centro, que fazem esse serviço para si. Entretanto, a regra é clara: se o preço estiver muito abaixo da média do mercado, faça uma pesquisa para ter certeza de que não se trata de algo mal-intencionado.
Verifique a segurança da página da web
Provavelmente já viu aquele pequeno ícone de cadeado logo antes da URL do site em que está a navegar. Esse cadeado indica que aquela página da web possui proteção de privacidade instalada. Além disso, a URL deverá começar com “https”, que significa “protocolo de transferência de hipertexto seguro”. O objetivo deste protocolo é proteger os dados que partilha, normalmente em páginas que solicitam senhas ou informações financeiras. Portanto, se não vir o “s” depois do “http” ou o cadeado, isso pode ser uma indicação de que a página não é segura. Assim, o cuidado para partilhar qualquer tipo de dado mais sensível deve ser redobrado.
Verifique seus extratos regularmente
Verifique se há cobranças irregulares em seus extratos pelo menos uma vez por semana ou configure alertas de conta se existir essa opção no aplicativo do seu banco. Ao receber uma mensagem de texto ou e-mail sobre uma cobrança, poderá identificar com facilidade se fez aquela compra e, caso contrário, é importante entrar em contacto imediatamente com a empresa responsável pelo seu cartão de crédito para solicitar o reembolso. Aliás, essa é uma dica que vale para compras online ou físicas — nunca é demais ficar atento às suas finanças.
Se seguir essas dicas, poderá ter mais tranquilidade para fazer compras online e aproveitar os saldos que estão a chegar. Afinal, com a internet pode aceder a inúmeras oportunidades que não teria de outra forma. É só tomar as precauções necessárias e aproveitar as ofertas. Boas compras!