É já no próximo dia 22 que tem início mais uma edição da MOSTRATEC – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia que se realiza até dia 25 de outubro, em Novo Hamburgo, no Brasil.
Promovido pela Fundação Liberato, a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia conta, este ano, com a participação de cerca de 752 projetos do Brasil e de vários países, entre os quais se encontra Portugal.
A representar Portugal estará o Rodrigo Carvalho, jovem português que se destacou na 12ª Mostra Nacional de Ciência, promovida pela Fundação da Juventude, no passado mês de Maio, no Porto, com o projeto intitulado “BEMBIBER: Requalificação dos Subprodutos das Queijarias”.
Desenvolvido por Rodrigo Carvalho e orientado pela professora Honorata Pereira da EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital «o projeto aproveita o soro de leite de ovelha resultante da produção de queijo e produz gin, manteiga e sal com aroma a queijo”.
Segundo o jovem investigador o soro de leite de ovelha “não tem qualquer valor no mercado, acabando por ser libertado como efluente em cursos de água, provocando a poluição e a contaminação das águas. Todos os subprodutos resultantes da produção do gin foram reaproveitados e transformados em produtos com valor económico, como sejam a manteiga e o sal com aroma a queijo”.
Para Carla Mouro, presidente Executiva da Fundação da Juventude, “face ao avanço do conhecimento científico e tecnológico em Portugal, a Fundação da Juventude tem vindo a apostar na promoção de áreas relacionadas com I&D, como forma de promover o empreendedorismo e a transferência de conhecimento. Um investimento que se reflete no crescente número de jovens que, anualmente, participam no Concurso de Jovens Cientistas com o intuito de serem apurados para a Mostra Nacional de Ciência e alcançarem um lugar nos mais prestigiados certames Internacionais, onde Portugal se tem destacado”.
A Mostra Nacional de Ciência, que assinalou este ano a sua 12ª edição, é já considerada uma das maiores a nível Europeu. É a partir deste encontro de ciência que a própria Fundação da Juventude, enquanto promotora do Concurso de Jovens Cientistas e da Mostra Nacional de Ciência, seleciona os projetos destinados a representar Portugal em competições europeias e internacionais de ciência, como sejam a Final Europeia, a ISEF, a MOSTRATEC – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia ou a Expo-Sciences International.